Frio bate recorde nas cidades da Serra da Mantiqueira

Frio bate recorde nas cidades da Serra da Mantiqueira
Foto: Marcelo Bueno

A onda de frio chegou com tudo às cidades do Vale do Paraíba, no interior de SP, neste fim de semana. Na manhã deste sábado, 14 de junho, Campos do Jordão registrou a menor temperatura do ano: 1,2°C às 7h — um recorde para 2025 na cidade mais alta do Brasil, que fica a 1.628 metros de altitude.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é o quarto dia consecutivo de recorde nas temperaturas. Na sexta-feira, a mínima já era de 1,3°C, enquanto na quinta chegou a 2,7°C e na quarta caiu para 5,3°C. A onda de ar gelado aconteceu principalmente por causa da baixa umidade junto às temperaturas muito baixas, que formaram geada nas superfícies expostas, como a vegetação e até os veículos.

Localizada a 1.628 metros de altitude e a 170 quilômetros da capital paulista, Campos do Jordão é mais alta do Brasil.

Frio bate recorde nas cidades da Serra da Mantiqueira
Foto: Marcelo Bueno

Ainda na região, São Luiz do Paraitinga também bateu o recorde de 2025 neste fim de semana, com 4,8°C às 7h. Foi o terceiro dia seguido com recorde de frio na cidade, enquanto Taubaté registrou uma temperatura mais amena na manhã deste sábado, 8,2º C.

A Defesa Civil alerta também para os níveis baixos de umidade relativa do ar em diversas áreas do estado. Com a ausência de chuvas, os índices podem ficar abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Taubaté, a umidade do ar chegou a 59%, neste sábado, dentro do limite considerável seguro para a maioria das pessoas.