Empresa joseense firma parceria para produzir estrutura de aeronave de Portugal
A Akaer, empresa joseense que desenvolve e produz sistemas e estruturas de aeronaves, foi escolhida pela EEA Aircraft and Maintenance, de Portugal, para fabricar as estruturas da aeronave LUS-222. Com o acordo, a produção das peças ocorrerá em São José dos Campos, a partir de 2025.
O LUS-222, um bimotor de asa alta, foi projetado para atender tanto ao mercado civil quanto militar, e seu primeiro voo está previsto para 2027.
O LUS-222 foi desenvolvido para ser uma aeronave de transporte regional leve, com a capacidade de transportar até 19 passageiros ou 2.000 kg de carga. Seu design inclui uma porta de carga traseira e a capacidade de operar em pistas curtas e não pavimentadas, o que a torna ideal para regiões remotas e missões de busca e salvamento. Além disso, a aeronave possui um alcance superior a 2.000 km e pode atingir velocidades de até 370 km/h, atendendo a uma variedade de necessidades operacionais.
Parceria estratégica entre Brasil e Portugal
A Akaer será a primeira empresa brasileira a fornecer a estrutura completa de uma aeronave de transporte regional e carga. O presidente da EEA, Miguel Braga, destacou a importância da experiência do Brasil no desenvolvimento de aeronaves, citando o sucesso do programa KC-390, que envolveu tanto empresas brasileiras quanto portuguesas.
Saiba mais
Via Dutra será interrompida para lançamento de viga em São José dos Campos