Empresa joseense firma parceria para produzir estrutura de aeronave de Portugal

Empresa joseense firma parceria para produzir estrutura de aeronave de Portugal

Empresa joseense firma parceria para produzir estrutura de aeronave de Portugal
Foto: Divulgação / Akaer

A Akaer, empresa joseense que desenvolve e produz sistemas e estruturas de aeronaves, foi escolhida pela EEA Aircraft and Maintenance, de Portugal, para fabricar as estruturas da aeronave LUS-222. Com o acordo, a produção das peças ocorrerá em São José dos Campos, a partir de 2025. 

O LUS-222, um bimotor de asa alta, foi projetado para atender tanto ao mercado civil quanto militar, e seu primeiro voo está previsto para 2027.

O LUS-222 foi desenvolvido para ser uma aeronave de transporte regional leve, com a capacidade de transportar até 19 passageiros ou 2.000 kg de carga. Seu design inclui uma porta de carga traseira e a capacidade de operar em pistas curtas e não pavimentadas, o que a torna ideal para regiões remotas e missões de busca e salvamento. Além disso, a aeronave possui um alcance superior a 2.000 km e pode atingir velocidades de até 370 km/h, atendendo a uma variedade de necessidades operacionais.

Parceria estratégica entre Brasil e Portugal

A Akaer será a primeira empresa brasileira a fornecer a estrutura completa de uma aeronave de transporte regional e carga. O presidente da EEA, Miguel Braga, destacou a importância da experiência do Brasil no desenvolvimento de aeronaves, citando o sucesso do programa KC-390, que envolveu tanto empresas brasileiras quanto portuguesas.

Saiba mais

Via Dutra será interrompida para lançamento de viga em São José dos Campos