Em reunião com Pazuello, Felicio recebe informação que vacinação contra Covid-19 começa em 20 de janeiro

(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Em entrevista ao CBN Vale – 2ª Edição desta quinta-feira (14), o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), afirmou ter recebido a notícia de que o início da vacinação contra a Covid-19 começará em 20 de janeiro, próxima quarta-feira, às 10h, em todo território nacional. O tucano participou de uma reunião virtual com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, que informou a previsão para ele e outros prefeitos do Brasil. (ouça a íntegra ao final do texto)

• Leia mais notícias da região clicando aqui

No entanto, somente profissionais de saúde, índigenas e idosos em instituições de longa permanência terão direito a vacinação em um primeiro momento, já que estes integram o grupo prioritário da Fase 1 do Governo Federal. A aplicação acontecerá nos municípios, e no caso de São José, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Casas dos Idosos e hospitais parceiros da Prefeitura (este último voltado para imunização dos profissionais de saúde). 

“São José dos Campos está absolutamente preparada [para o início da vacinação]. Temos uma equipe experiente em campanha de vacinação, fizemos todos os estudos e planejamentos, uma nova câmera frigorífica para receber as doses, duas primeiras doses para esse público somente, e preparados com 700 mil agulhas e siringas nos estoques comprados pelo município”, afirmou Felicio à CBN Vale.

De acordo com o prefeito, a quantidade de agulhas e siringas é “mais do que suficiente” para realizar a imunização do público prioritário na primeira fase nacional, e o município terá, ainda, muitos estoques para as próximas fases. “Plano nacional vem do Governo Federal, mas quem aplica no cidadão é o servidor municipal, a cidade, e estamos preparados para fazer um grande serviço, um grande trabalho, para aplicar a vacina o mais rápido possível”, completou Ramuth. 

Expectativa

Felicio acredita que dentro de um período de 10 dias, a partir do início da vacinação a este primeiro público, São José dos Campos deva receber novas doses que atenderão idosos em suas faixas etárias. O tucano também ressaltou que, embora haja mais de 30 mil casos confirmados da Covid-19 na cidade, São José tem o menor número de óbito por habitante entre as 17 maiores cidades do Estado. 

“Cada óbito atinge família, amigos, e a gente se solidariza com esses entes queridos que deixaram nossa cidade, vítimas da doença terrível. Mas, o resultado de São José é o melhor em relação ao número de óbitos por habitante entre as 17 maiores cidades do Estado e as 30 do Brasil. Pra nós, isso mostra que a cidade cumpre seu papel, Prefeitura, profissionais de sáude – tanto público quanto privado – a quem agradeço o empenho e dedicação”.

Consciência

Ramuth ressaltou, ainda, que a população precisa se cuidar e fazer sua parte, evitando aglomerações. Ele também orientou ouvintes com relação a imunização que começa na próxima semana.

“Na quarta (20) vamos ter um grande número de pessoas se dirigindo as UBS’s, então é importante que a imprensa nos ajude a divulgar o que é a fase 1, pra gente não ter às vezes um número tão grande de pessoas que não fazem parte desses grupos, ou seja, não são profissionais de saúde, tampouco idosos que estão nas instituições de longa permanência. Depois a nova fase, aí sim, passará a valer para idosos de forma geral”. 

Ouça a íntegra da entrevista de Felicio Ramuth ao CBN Vale – 2ª Edição clicando no player de áudio abaixo: