Dia do Consumidor: Diretor fala das ações do Procon em São José

dia do consumidor - procon
(Foto: Julia Lopes/CBN Vale)

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor. A data foi criada pelo presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962, mas também passou a ser comemorada em todo o mundo, para estreitar o relacionamento entre vendedores e clientes.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Para falar sobre o direito dos consumidores, a rádio CBN São José dos Campos e Vale, recebeu no programa desta terça-feira (15), Georges Salim Assaad Junior, Diretor do Procon de São José dos Campos. O diretor contou que o Procon está distribuindo cartilhas de orientação para a população joseense durante o mês de março, em comemoração ao Dia do Consumidor. No material há dicas para o consumidor sobre viagens e sobre como comprar conscientemente, além da história da data comemorativa.

Ações do Procon em postos de gasolina

Dentre as ações do Procon de São José dos Campos, a última começou a ser realizada na semana passada, após o anuncio do reajuste nos preços dos combustíveis pela Petrobras. No mesmo dia, o Procon recebeu reclamações de alguns consumidores a respeito do aumento no preço da gasolina antes da hora. Por conta disso, houve uma corrida aos postos para a compra dos combustíveis sem o reajuste, em São José dos Campos e demais cidades do Vale do Paraíba.

Georges Assaad contou que os postos foram notificados a apresentarem as notas fiscais de entrada e saída de combustíveis nos últimos 10 dias. Os estabelecimentos têm até cinco dias para entregar a documentação ao Procon.

O presidente do Procon contou ainda que se forem constatados os aumentos antes da hora, as atuações aos postos podem variar de R$ 740 a R$ 10 milhões. Até o momento, quase 100 postos foram notificados em São José dos Campos.

Procon e consumidores

Para Georges Assaad, quando os postos de gasolina especulam o preço dos combustíveis, eles causam uma insegurança muito grande ao consumidor, afetando a vida econômica da população.

A autarquia orienta ao consumidor que se sentir lesado, que denuncie a prática ao Procon, que está pronto para combater a especulação no preço. A denúncia pode ser feita pessoalmente, pelo telefone ou pela página do órgão no site da Prefeitura.

Ouça a matéria de Julia Lopes: