Conheça a origem do Dia das Crianças no Brasil

O dia 12 de outubro é a data mais esperada pela criançada.

dia das crianças
(Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil)

No feriado de 12 de outubro também é comemorado o Dia das Crianças. A data é celebrada desde 1924 no Brasil, criada pelo deputado federal Galdino do Valle Filho.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Mas, o Dia das Crianças começou a ganhar popularidade a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma famosa indústria de brinquedos, a Estrela.

De acordo com informações retiradas do UOL, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou uma campanha para promover a ‘Semana da Criança’, com o objetivo de alavancar as vendas.

Por conta do sucesso e os bons resultados da campanha, empresários ligados à indústria de brinquedos revitalizaram a comemoração do 12 de outubro. Dessa forma, o Dia da Criança passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

O feriado do dia 12 de outubro tem relação com o Dia das Crianças?

Apesar de o Dia das Crianças ser celebrado no dia 12 de outubro, essa data comemorativa não tem nenhuma relação com o feriado nacional decretado nesse dia.

O feriado que existe nacionalmente em 12 de outubro está relacionado com o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data tornou-se feriado com a lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, sancionada pelo presidente militar João Figueiredo.

Saiba mais

Vendas para Dia das Crianças deve crescer 5% na região

A próxima data comemorativa que deve movimentar o varejo é o Dia das Crianças. De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio varejista de Taubaté e Região), as vendas próximas ao 12 de outubro devem crescer 5% este ano no Vale do Paraíba, com relação ao mesmo período de 2020.

Os setores de roupas, calçados e brinquedos deverão ser os mais movimentados. Os preços dos presentes para os pequenos devem ajudar a alavancar as vendas, uma vez que subiram menos que a inflação do período: brinquedos (+3,97%) roupas infantis (+4,37%) e calçados infantis (+3,24%).