Vendas para Dia das Crianças deve crescer 5% na região

dia das crianças brinquedos lojas
(Foto: Reprodução)

A próxima data comemorativa que deve movimentar o varejo é o Dia das Crianças. De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio varejista de Taubaté e Região), as vendas próximas ao 12 de outubro devem crescer 5% este ano no Vale do Paraíba, com relação ao mesmo período de 2020.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Os setores de roupas, calçados e brinquedos deverão ser os mais movimentados. Os preços dos presentes para os pequenos devem ajudar a alavancar as vendas, uma vez que subiram menos que a inflação do período: brinquedos (+3,97%) roupas infantis (+4,37%) e calçados infantis (+3,24%).

O presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, falou à reportagem da CBN Vale a respeito da expectativa para este 12 de outubro, o primeiro que permitirá com que o comércio trabalhe sem grandes restrições em meio a pandemia da Covid-19, sobretudo graças à vacinação que atingiu muitos brasileiros.

ESQUENTA PARA O NATAL

As vendas do Dia das Crianças costuma ser um termômetro para o final de ano. Antes do Natal, o comércio também aposta na Black Friday. O último trimestre do ano costuma ser o melhor para o varejo e, normalmente, se outubro vai bem, segundo Dan, o final de ano costuma ter bons resultados com relação ao ano anterior.

desaceleração do comércio

Apesar de todo o cenário positivo que se tem no comparativo com 2020, outros itens que afetam o orçamento das famílias devem fazer com que o crescimento fique restrito aos 5%. Segundo o Sincovat, se por um lado os preços dos possíveis presentes não subiram tanto como outros produtos, o avanço geral no valor de quase tudo no país diminui a renda familiar disponível para os presentes.

O aumento no preço da alimentação, combustíveis, energia elétrica e outros, por hora, deve desacelerar a retomada do comércio, já que a população se torna mais seletiva quanto aos gastos em meio a pandemia.

Ouça a reportagem de Emerson Tersigni: