Condenado por estupro, Daniel Alves paga 1 milhão de euros para ser libertado da prisão em Barcelona

Daniel Alves comemora lance de gol com a camisa da seleção. Condenado por estupro, Daniel Alves paga 1 milhão de euros para ser libertado da prisão em Barcelona
(Foto: Lucas Figueiredo/CBF) Condenado por estupro

O ex-jogador Dani Alves ganhou liberdade nesta segunda-feira (25), após pagar uma fiança de 1 milhão de euros (equivalente a R$ 5,4 milhões), e está autorizado a se movimentar pelo território espanhol, depois que deixar a prisão em Barcelona. No entanto, ele não pode deixar o país.

A Audiência de Barcelona, preocupada com um “certo risco de fuga”, ordenou que Alves se apresentasse semanalmente ao tribunal para garantir o cumprimento de suas obrigações. Portanto, sua presença nos tribunais de Barcelona será uma constante.

Além disso, Daniel Alves está proibido de se comunicar ou se aproximar a menos de mil metros da vítima, de sua residência ou de seu local de trabalho. A advogada da denunciante expressou “dor, frustração e desespero” após a decisão da Audiência de Barcelona de liberar o ex-jogador mediante o pagamento de uma fiança.

De acordo com a imprensa espanhola, agora em liberdade, Daniel Alves tem a possibilidade de retomar sua carreira no futebol. Se algum clube o aceitar, ele poderá voltar a treinar e recuperar a forma física para continuar ativo. Durante os 14 meses que passou na prisão de Brians II, Daniel Alves participou de partidas de futebol e era um frequentador habitual do campo dentro do centro penitenciário. Ele também poderá retomar suas saídas noturnas com amigos ou, se preferir, assistir a eventos esportivos.

Volta ao Brasil? Condenado por estupro

No entanto, retornar ao Brasil pode ser mais complicado para o condenado. Na semana passada, o ex-jogador Robinho, foi detido pela polícia para cumprir uma sentença de nove anos imposta em 2017 na Itália, também pelo crime de estupro, ao participar de um estupro coletivo a uma jovem albanesa em uma boate de Milão em 2013, quando jogava pelo AC Milan.

As autoridades italianas solicitaram à justiça brasileira que homologasse a condenação e que, consequentemente, ordenassem que o ex-jogador fosse preso.

Se Daniel Alves fugir para o Brasil enquanto estiver em liberdade condicional, ele poderá se encontrar na mesma situação que Robinho e ter que cumprir em no país a pena por estupro.