
Ao completar 100 dias à frente da Prefeitura de Jacareí nesta quinta-feira (10), o prefeito Celso Florêncio (PL) apresentou um balanço das principais ações de sua gestão até o momento. Em entrevista à CBN Vale, ele destacou a conclusão de importantes obras viárias, além da ampliação de serviços públicos e o lançamento de projetos que, de acordo com ele, prometem “deixar uma cidade melhor e mais desenvolvida para as futuras gerações“.
Entre as obras de infraestrutura urbana já entregues, estão a nova ligação viária com São José dos Campos, por meio da Via Oeste e o Parque Linear do Rio Comprido. O Prefeito destacou ainda os projetos que estão em andamento como a duplicação da Avenida Malek Assad, a reforma da Rua Padre Eugênio, bem como as obras de drenagem que acontecem na região do Tanquinho.
Para a área da Saúde, recentemente Florêncio apresentou o projeto 3D de construção do Hospital Municipal de Jacareí, que deverá ser construído em uma área de mais de 10 mil m² e deverá contar com 120 leitos, dois pavimentos e até heliponto. A previsão é que as obras comecem até o final deste ano. “Também já estamos avançando na construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) — uma já em andamento e duas em fase de licitação”, disse o Prefeito.
Na educação, de acordo com o Prefeito, foram criadas 150 novas vagas em período integral e implantado o primeiro Centro de Apoio às Crianças Neurodivergentes. “Também criamos uma política específica para esse público e seguimos trabalhando pela melhoria da qualidade do ensino”, destacou.
No setor de meio ambiente e planejamento urbano, a prefeitura entregou o novo Plano Diretor à Câmara Municipal e implantou no início deste mês o licenciamento ambiental de médio porte. O Prefeito apontou avanços como a Lei de Anistia para regularização de imóveis. E no bem-estar animal a atual gestão conseguiu realizar de janeiro até agora mais de mil castrações de animais.
A economia de Jacareí também foi uma preocupação inicial da atual gestão. Celso Florêncio disse que assim que assumiu a gestão da cidade, promoveu um “pente-fino” nos contratos da prefeitura, como no transporte público por exemplo, que de acordo com Florêncio, passou a ser fiscalizado com maior rigor, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado à população.
“Uma das principais medidas que adotamos logo no início da nossa gestão, foi a regularização da jornada de trabalho dos servidores municipais, que antes trabalhavam apenas quatro horas por restrições orçamentárias ligadas ao vale-refeição. Hoje, com a situação financeira mais equilibrada, eles voltaram à jornada de oito horas, fortalecendo a prestação de serviços públicos à população”, diz.
Na segurança pública o Prefeito apontou que: “Reforçamos o sistema de monitoramento com mais câmeras instaladas e implementamos o botão de pânico em todas as escolas e também para mulheres assistidas pela Lei Maria da Penha”, conclui
Florêncio destacou ainda que a meta é manter o equilíbrio das contas públicas e recuperar a capacidade de investimento da prefeitura, com foco em projetos de desenvolvimento urbano e melhoria dos serviços essenciais.