
O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), reuniu a imprensa nesta quinta-feira (10) para apresentar um balanço das ações desenvolvidas nos 100 primeiros dias da nova fase de sua gestão à frente da prefeitura. Além da entrega de obras e projetos em andamento, o prefeito destacou avanços em áreas consideradas essenciais como saúde, educação, segurança pública, habitação, mobilidade urbana e geração de empregos.
Durante a coletiva, Anderson reafirmou o compromisso de manter São José dos Campos como referência em qualidade e expectativa de vida, e destacou que as ações recentes são continuidade do trabalho iniciado em 2022, quando assumiu definitivamente o cargo de prefeito.
Segurança Pública
Entre os destaques, Anderson ressaltou os resultados do programa São José Unida, com apoio do Centro de Segurança e Inteligência (CSI). A estrutura de monitoramento eletrônico da cidade contribuiu para a detenção de mais de 1.500 suspeitos e para a queda expressiva nos índices criminais. Comparando os dois primeiros meses de 2016 com o mesmo período de 2025, a cidade registrou redução de:
- 58% nos homicídios
- 75% nos roubos
- 63% nos furtos de veículos
- 90% nos roubos de veículos
“Esses números mostram o trabalho eficiente da segurança em São José, com forte integração entre as forças policiais e investimentos consistentes em tecnologia”, afirmou o secretário de Proteção ao Cidadão, Rafael Silva.
Saúde e Educação
Na área da saúde, Anderson anunciou investimentos superiores a R$ 35 milhões para a aquisição do prédio onde será instalado o novo Ambulatório Médico Especializado (AME), na região central. Ele também destacou que os recursos para a construção da nova maternidade já estão assegurados, e a previsão é que as obras comecem até 1º de setembro deste ano, com conclusão estimada para 2027.
O secretário de Saúde, George Zema, informou que a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal, que libera oficialmente os recursos para a maternidade, deve ocorrer nesta sexta-feira (11). No mesmo dia, será reinaugurada a ala reformada da Clínica 3 do Hospital Municipal, que passa a contar com 36 novos leitos e novos quartos de enfermaria.
Na educação, Anderson destacou a ampliação dos serviços com a contratação de mais de 150 novos professores, além de 340 educadores infantis e o aumento de alunos em tempo integral nas unidades de ensino do município: “Dessa forma nossos alunos aproveitam o contraturno escolar, além da oferta de vagas nas creches e a entrega de uma nova escola de educação infantil no Altos da Vila Paiva, ampliando a oferta de vagas para mais de 370 crianças até cinco anos”, disse.
Habitação e Regularização Fundiária
A nova fase da gestão também marcou a criação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, que já regularizou 252 unidades habitacionais e protocolou 212 loteamentos em cartórios de registro de imóveis. A maior parte das regularizações ocorreu na região leste, especialmente no bairro Jardim São José.
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
No campo da infraestrutura, Anderson destacou a entrega de importantes ligações viárias, como a Via Jaguari, a ponte José Dias Macedo (zona norte) e a Via Oeste, que liga São José ao centro de Jacareí sem a necessidade de utilizar a Rodovia Presidente Dutra. A ponte Minas Gerais, também na zona norte, está prevista para ser entregue até o próximo dia 18, com liberação ao tráfego nas duas faixas.
Ver esta publicação no Instagram
Outro destaque é a licitação do novo sistema de transporte público, com previsão de implantação de 400 ônibus elétricos que irão substituir gradativamente a frota convencional. A empresa Green Energy S.A., vencedora do certame, deverá iniciar a entrega dos primeiros veículos a partir de setembro. A fase final da licitação, que contratará a operadora do sistema, deve ser concluída até agosto.