A CCR NovaDutra continuará administrando a Rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre as capitais São Paulo e Rio de Janeiro. A concessionária venceu a Ecorodovias durante leilão da nova concessão da rodovia, realizada na B3, em São Paulo, que inclui também um trecho da Rodovia Rio-Santos (BR-101), entre a divisa dos estados com Ubatuba.
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A CCR ofereceu o desconto máximo na tarifa de pedágio, de 15,31%, enquanto a Ecorodovias ofereceu desconto de 10,60%. O valor de outorga foi de R$ 1,77 bilhão, sagrando a concessionária – que já administra a via Dutra desde 1996 – como a vencedora do certame. O contrato de concessão havia sido encerrado em fevereiro, embora tenha sido prorrogado por mais 12 meses.
A concessão, segundo a ANTT, abrange 625,8 km de extensão e prevê o investimento de R$ 14,83 bilhões, custos operacionais de R$ 10,9 bilhões e geração de 218,743 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda). A ANTT considera a BR-116, incluindo o trecho da via Dutra, como a rodovia com maior volume diário de tráfego, sobretudo por ser a principal ligação entre as regiões Nordeste e Sul do país.
Somado a este fator, a inclusão da BR-101 (Rio-Santos) no leilão se deu pela característica turística, por se tratar dos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro. O município de Paraty (RJ), Patrimônio Histórico Nacional, também está inserido.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal, o certame foi “o maior leilão rodoviário da história” e o novo contrato representa uma queda em 35% no valor da tarifa de pedágio para motoristas. O Ministro Tarcísio de Freitas disse que o leilão é a prova de que o ambiente fiscal brasileiro está sob controle.
PEDÁGIOS
Todas as sete praças de pedágio da via Dutra serão mantidas – Arujá/SP, Guararema/SP, Jacareí/SP, Pindamonhangaba/SP e Itatiaia/RJ – e se juntarão ao complexo as três praças da Rio-Santos – Itaguaí/RJ, Mangaratiba/RJ e Paraty/RJ. Ao todo, serão 10 praças.
NOVO CICLO
Por meio de uma nova SPE (Sociedade de propósito específico), o Grupo CCR iniciará a gestão da BR-116 (Dutra) e da BR-101 (Rio-Santos), trecho entre Rio de Janeiro e Ubatuba. “Serão quase R$ 15 bilhões de investimentos em novas pistas marginais, terceiras e quartas faixas, novo trecho de subida e descida da Serra das Araras (RJ) e muita inovação para o atendimento aos clientes”, afirma Eduardo Camargo, Presidente da CCR Lam Vias, divisão responsável pelas concessões de rodovias federais do Grupo CCR.
NOVIDADES
Cerca de 600 quilômetros de faixas adicionais para ampliação de capacidade foram estabelecidas pelo projeto da concessão, além de 80 km de duplicação na BR-101, no Rio de Janeiro, 144 km de marginais, 128 passarelas e quatro áreas de descanso para caminhoneiros. Entre o sexto e o sétimo ano de concessão, será implantada a Serra das Araras, com mais de 16 quilômetros de extensão no trecho da rodovia no Rio de Janeiro.
Outra novidade é a proposta que dá isenção do pedágio para motociclistas. A medida é de autoria do presidente Jair Bolsonaro e foi aprovada pelo TCU. Além disso, usuários que utilizam a malha viária de forma frequente, como é o caso de moradores que residem em uma cidade e trabalham em municípios próximos, terão desconto de 5% caso optem pelo sistema de pagamento automático, a tag.
Na região metropolitana de São Paulo, haverá a introdução do ‘free flow’, espécie de flexibilização nas tarifas de pedágio, que dispensa a necessidade de praças físicas, sendo supridas por faixas reversíveis para contribuir com a melhoria no tráfego, sobretudo em horários de pico.