CBN Política Regional: “Se aconteceu com os aviões, pode ocorrer com os ônibus?”

O comentarista da CBN Vale falou sobre o novo  contrato de concessão para a operação do lote 2, que irá atender as regiões leste e sudeste – do novo modelo de ônibus do município.

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(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O comentarista do quadro CBN Política Regional, Hélcio Costa, falou sobre o contrato de concessão assinado entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Grupo Itapemirim para a operação do lote 2, que irá atender as regiões leste e sudeste – do novo modelo de transporte público do município.

Hélcio disse que a sabedoria popular ensina que tudo na vida é passageiro, menos o motorista e o cobrador.

E, no caso de São José dos Campos, passageiro, motorista e cobrador estão é com a pulga atrás da orelha frente às recentes notícias que envolvem o Grupo Itapemirim, empresa que deve assumir, como se sabe, o sistema de transporte público municipal em 2022. Na mais preocupante delas, a Itapemirim Transportes Aéreos, braço do grupo no setor de transporte aéreo, suspendeu as atividades e deixou centenas de pessoas sem voo no país.

Se aconteceu com os aviões, pode ocorrer com os ônibus?

O prefeito Felício Ramuth diz que recebeu garantias do Grupo Itapemirim de que o sistema de transporte público de São José dos Campos está ao largo dessa crise. E o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Guimarães, defende as regras da licitação que deixou a Itapemirim como única empresa no sistema em 2022, incluindo a Linha Verde.

Até o Grupo Itapemirim, em nota, disse, em outras palavras, que focinho de porco não é tomada. Mas, fica a dúvida. Afinal, o grupo vem colecionando um histórico de crise nos últimos tempos e, não custa lembrar, abandonou, recentemente, o sistema de ônibus de Nova Friburgo (RJ).

Ônibus

Tempos atrás, o então prefeito Eduardo Cury enfrentou mundos e fundos e acabou com o monopólio de ônibus na cidade. O serviço ficou melhor. Agora, caminhamos para voltar a uma empresa única, embora o governo jure que não há monopólio. Tá bom. Mas também é bom ficar de olho. Se der chabu nesse negócio, quem vai pagar o pato vai ser o lado mais fraco, o passageiro.

Ouça o podcast completo com Hélcio Costa: