CBN Política Regional: No meio do caminho tinha uma ponte…

CBN Política Regional: No meio do caminho tinha uma ponte ...
(Reprodução/Google) CBN Política Regional: No meio do caminho tinha uma ponte …

Agora a gente já sabe qual a verdadeira função da Ponte Estaiada: ser o novo cartão-postal da cidade, empatada com o Banhado.
Exagero? Longe disso.

No início da semana, o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) acatou recurso da Defensoria Pública e do Ministério Público e condenou a prefeitura a realizar intervenções para melhorar o trânsito na área da Ponte Estaiada. Cabe recurso. Mas, para o TJ, a construção da ponte, que custou mais de R$ 60 milhões, se mostrou “ineficiente” para resolver os problemas de trânsito.

Segundo o relator Magalhães Coelho, a prefeitura optou por uma solução com baixa longevidade e altíssimo custo. Para o MP, o sistema estará estagnado em 2025. Levou seis anos, mas a Justiça concluiu o que qualquer motorista enxada cega já sabia: a Ponte Estaiada, erguida no primeiro governo Felício Ramuth (PSD), é bonita, rende fotos e vídeos, muita gente gosta, mas, na real, tem pouca utilidade.

Para resolver, de fato, o nó do trânsito no local, o MP propôs obras complementares. A prefeitura diz que fez todas, mas, até agora, o gargalo persiste entre a São João e o Vidoca. Ninguém sabia, antes, que a ponte não era a solução? Sabia, tanto que o projeto foi abandonado nos governos Eduardo Cury (PSDB) e Carlinhos Almeida (PT) por ser caro e de baixo impacto.

Mas tá lá. uma ponte

Lembro que, durante a obra, um secretário municipal disse que a ponte seria tão eficaz que nem semáforo ia precisar mais. Vai lá e conta, semáforo é o que não falta. Enfim, tem gente que gosta, é um big projeto de engenharia, mas, é um exemplo de obra que custa muito e entrega pouco. Em ano de eleição, vale a pena evitar cair numa dessas de novo.

Dito isso, vale o registro. uma ponte

Depois de Letícia Aguiar, do PP, agora é a vez do deputado Doutor Élton se lançar pré-candidato a prefeito de São José dos Campos pelo União Brasil. Muitos outros virão. Todos vão chegar no dia da eleição? É ver para crer. Terá gente boa na disputa, mas também terá muito zero à esquerda. Como diz minha sogra, defunto, quando encontra quem carrega, balança.

Segue o baile …

CBN Política Regional de 07 de Março de 2024

Ouça o podcast completo com Hélcio Costa: 

*Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões da CBN Vale