CBN Inovação: Vale da Inovação gera R$ 100 bilhões de riqueza por ano

inovação
(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Em todas as terças-feiras, às 10h30, o comentarista Agliberto Chagas, irá comandar o quadro CBN Inovação, junto com o apresentador Ângelo Ananias, para conversar sobre o dia-a-dia das inovações do Vale do Paraíba.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Vivemos em uma região privilegiada, tanto geográfica quanto economicamente. Os 41 municípios da RMVALE (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) geram cerca de R$ 100 bilhões de riqueza por ano. Toda essa pujança tem uma causa comum, a Inovação. Temos um complexo ecossistema de inovação, formado por escolas, centros de pesquisa, Parques Tecnológicos e empresas que formam o Vale da Inovação.

Neste terça-feira (23), durante o programa CBN Vale 1ª Edição, o professor Agliberto falou sobre as principais inovações da região, como o Programa Aeroespacial Brasileiro, com construção de satélites, softwares de controle, plataformas inerciais e uma grande gama de conhecimento em microeletrônica. E também sobre o setor aeronáutico, com os aviões da EMBRAER e um grande número de fornecedores de peças e serviços.

Mas a inovação não para por aqui, ela é penetrante, vai além de suas competências. As inovações geram outras em outros setores. Hoje temos spin-offs do setor aeroespacial no setor automotivo, no de petróleo e gás e, mais recentemente no agronegócio.

O comentarista Agliberto Chagas também tratou sobre as inovações em grandes e pequenas empresas e nas cidades e organizações. Durante a pandemia, as inovações foram essenciais para que as atividades prosseguissem mesmo que a distância. 

No bate-papo de hoje, o professor de inovação apresentou aos ouvintes sobre a VOA, uma startup que usa drones para controle biológico de pragas, fundada por ex-alunos da pós-graduação do ITA. Clique aqui https://voaline.com/ e conheça mais sobre a VOA.

Ouça o podcast completo:

 

agliberto - cbn inovação
(Foto: Divulgação/CBN Inovação)

Saiba mais

CBN Mercado de Trabalho: mais de 25 mil trabalhadores devem ser contratados para vagas temporárias de fim de ano em SP