Carteira de pedidos da Embraer chega a quase 17 bilhões de dólares

embraer
(Foto: Divulgação/Embraer)

A Embraer divulgou nesta quinta-feira (21) que entregou um total de 30 jatos durante os meses de julho, agosto e setembro deste ano, sendo nove comerciais e 21 executivos. A carteira de pedidos da fabricante de aeronaves totalizava, no fim de setembro, USD 16,8 bilhões.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com a empresa, no segmento de aviação executiva, a Embraer entregou o jato de número 1.500 neste terceiro trimestre. A aeronave, um Phenom 300E, foi entregue a uma empresa suíça que atua nos segmentos de fretamento, corretagem e gerenciamento de aeronaves. Este modelo é o jato leve mais vendido pelo nono ano consecutivo.

Já no segmento de aviação comercial, 16 novos jatos E175 foram vendidos para a SkyWest, se somando aos 71 jatos que a empresa já opera para a companhia aérea americana Delta Air Lines. O valor do contrato é de US$ 798,4 milhões. E no segmento Serviços e Suporte, foi assinado um pacote de suporte de pós-venda em parceria com a Porter Airlines, por até 20 anos, para a frota de aeronaves comerciais E2.

ÚLTIMO BALANÇO TRIMESTRAL

Em julho, a Embraer havia anunciado um aumento de 12% na carteira de pedidos firmes em relação ao primeiro trimestre de 2021. A elevação de seu backlog para US$ 15,9 bilhões no segundo semestre do ano, segundo a fabricante de aeronaves brasileira, representou um retorno aos níveis pré-pandemia.

O aumento de pedidos foi puxada, na ocasião, pela entrega de 34 jatos entre os meses de abril, maio e junho, sendo 14 comerciais e 20 executivos. A atual carteira de pedidos firmes incluía o contrato de 30 aeronaves E195-E2 da Porter Airlines, do Canadá, cujo nome da empresa foi revelado ao mercado em 12 de julho.

De acordo com a Embraer, durante o segundo trimestre deste ano, uma companhia aérea da Suíça recebeu a primeira de quatro novas aeronaves E195-E2. Além disso, houve a encomenda de outros 12 E-Jets E2 para iniciar sua renovação de frota, além de direitos de compra para mais 12 aeronaves adicionais.

Ouça: