Câmara Municipal de São José reabre para o público a partir desta terça-feira

Câmara Municipal sjc
(Foto: Divulgação/CMSJC)

A partir desta terça-feira (16), a Câmara Municipal de São José dos Campos volta a receber a população, por conta do avanço da vacina contra a Covid-19 e a redução no número de mortes e internações na cidade.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo a Câmara, em São José mais de 84% da população acima dos 12 anos já tomou as duas doses da vacina e 96% já receberam a primeira dose. A cidade teve 157 mortes por Covid em janeiro e registrou recorde em maio com 295. Em outubro, os números despencaram. Foram para 12 mortes, uma redução de 95,9% comparado ao pico em maio.

Com a flexibilização das medidas, os cidadãos podem ir aos gabinetes dos vereadores e assistir às sessões da galeria do plenário, às terças e quintas-feiras a partir das 16h. Convidados para solenidades e reuniões também poderão entrar livremente.

Para o acesso a Câmara é obrigatório o uso de máscara cobrindo nariz e boca e álcool em gel, que está disponível para a higienização das mãos.  

Os canais de atendimento remoto continuam funcionando, assim como a transmissão das sessões ao vivo pela TV Câmara (canais 7 da Net e 9 da Vivo), site e redes sociais, com interpretação em Libras. 

Câmara Municipal na pandemia

Em março do ano passado, como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus, o legislativo municipal suspendeu eventos coletivos como solenidades, visitas institucionais e Tribuna Livre.

Nesse período, as audiências públicas obrigatórias por lei tiveram participação presencial limitada proporcionalmente à capacidade do espaço de acordo com as regras sanitárias de distanciamento em cada fase do Plano SP. Sugestões e manifestações tiveram que ser enviadas de forma online.

As medidas de segurança também atingiram a cerimônia de posse dos vereadores para o mandato 2021-2024, em janeiro deste ano. O evento foi realizado sem a presença de convidados.  

Já as sessões ordinárias ocorreram sem interrupções, com acesso ao plenário restrito aos parlamentares e servidores essenciais e transmissão ao vivo pela TV Câmara, site e redes sociais. 

Os funcionários do grupo de risco, por idade ou comorbidades, permaneceram em teletrabalho até completar o esquema vacinal. Nos casos suspeitos de contágio, os servidores aguardaram em casa o resultado do teste. Os demais continuaram cumprindo expediente nos setores administrativos e gabinetes de assessoramento, prestando atendimento aos munícipes por telefone ou pela internet.

Ouça a reportagem de Julia Lopes com entrevista do vereador Robertinho da Padaria (Cidadania):

 

Saiba mais

Confira como será a vacinação contra Covid-19 em São José