Câmara de São José aprova PL que cria ambulatório pós-Covid para pacientes com sequelas graves

(Foto: Getty Images/BBC)

Um projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal de São José dos Campos e autoriza a implantação de um ambulatório pós-Covid, com equipe multidisciplinar para acompanhar sequelas e complicações após a recuperação da doença. A proposta é de autoria dos vereadores Marcão da Academia (Democratas), Dr. Elton (MDB), Dr. José Claudio (PSDB), Dulce Rita (PSDB) e Fernando Petiti (MDB).

• Leia mais notícias da região clicando aqui 

Em entrevista ao CBN Vale 1ª edição, Dr. Elton (MDB), explicou que a medida se torna necessária porque em média 5% da população que contrai Covid-19 desenvolve complicações após se recuperar da doença. Falta de ar, perda do olfato e do paladar e o cansaço atingem com frequência os pacientes logo após o contágio.(Confira a reportagem no final do texto)

E para evitar a contaminação e consequentemente tais sintomas, a higiene pessoal se torna mais que necessária. O médico e também vereador de São José, orienta que o cuidado é indispensável. Ele, como exerce a profissão em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), precisou redobrar os cuidados.

Dr. Elton revela que até agora não contraiu o coronavírus porque continuou com as medidas preventivas. Para ele, se todos se cuidassem conforme mandam os protocolos, a taxa de contaminação seria menor e haveria maior controle sobre a doença.

Atualmente, o paciente que contrai a doença e mora em cidade pequena, precisa ser encaminhado para municípios maiores, o que pode superlotar leitos e UTI’s. É o que vem acontecendo em grande parte dos estados do país.

Por isso, o vereador salienta que, neste momento, é preciso unir esforços. Além de medidas para ajudar quem contraiu a Covid-19, como vem sendo feitas na Câmara Municipal, a contribuição tem que vir não só de moradores de São José, como também de quem vem de fora.

Por isso, para evitar contrair a doença e sequelas ocasionadas após contaminação, não deixe de se cuidar. Use máscara, lave suas mãos e mantenha distância segura de outras pessoas.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: