Bolsonaro se filia ao Partido Liberal nesta terça-feira

bolsonaro e PL
(Foto: Reprodução/PL)

Na manhã desta terça-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro, agora não mais sem partido, se filiou ao Partido Liberal (PL). A cerimônia de filiação foi realizada no auditório do complexo Brasil 21, em Brasília e contou com a presença do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e de integrantes do governo.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Dois anos depois de deixar o PSL, que elegeu Bolsonaro em 2018, o PL será o nono partido da carreira política do presidente. Em três décadas, ele passou por PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL.

Antes de falar, Bolsonaro pediu uma oração e minimizou sua chegada à legenda ao iniciar o seu discurso. “Não estamos lançando ninguém a cargo nenhum”, afirmou. “É um evento simples, mas de muita importância. A filiação é uma passagem para que possamos pleitear algo ali na frente”, resumiu o presidente, que deve tentar a reeleição em 2022.

Oficialmente, a pré-candidatura de Bolsonaro ainda não foi lançada. No discurso, ele fez questão de ressaltar que o evento era exclusivamente um ato de filiação.

Vários ministros participaram do evento de filiação do presidente, como Paulo Guedes (Economia), Flávia Arruda (Secretaria de governo), Marcos Pontes (Ciência e tecnologia), Tarcísio de Freitas (infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura), Milton Ribeiro (Educação), Rogério Marinho (Desenvolvimento regional) e Ciro Nogueira (Casa Civil).

Entre os presentes, também estavam o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Filiação do filho

O senador Flávio Bolsonaro, filho mais velho de Bolsonaro, também assinou, durante o evento, a ficha de filiação ao Partido Liberal. Será a quarta legenda do senador, eleito pelo PSL em 2018. Flávio migrou para o Republicanos em março de 2020 e se transferiu de novo para o Patriota em maio deste ano.

 

Saiba mais

Bolsonaro acompanha final da Libertadores no CTA, em São José