Bispo mais velho do Brasil, Dom Antônio Afonso de Miranda morre aos 101 anos

dom antonio afonso de miranda bispo mais velho do brasil
(Foto: Reprodução/Diocese de Taubaté)

Morreu na manhã desta segunda-feira (11), aos 101 anos, Dom Antônio Afonso de Miranda. O religioso era o Bispo mais velho do país, e o segundo mais antigo do mundo, perdendo apenas para Dom Bernardino Piñera, do Chile, que faleceu aos 104 anos, em junho do ano passado.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Dom Antônio Afonso de Miranda foi o quinto bispo de Lorena e também bispo emérito de Taubaté, cidades localizadas no Vale do Paraíba, no interior paulista. O estado de saúde do Bispo era frágil desde 4 de novembro do ano passado, quando sofreu uma queda e fraturou o fêmur na residência da família em Mercês (MG).

Ele chegou a se submeter a uma cirurgia de risco, e segundo a família, em apenas uma semana estava de volta à casa. Em seguida, o religioso foi novamente internado devido a um tumor no duodeno, e também se recuperou. Mas, desde o dia 13 de setembro, Dom Afonso precisou ser levado ao Hospital Albert Sabin, em Juiz de Fora (MG), com cansaço excessivo, devido a insuficiência de oxigenação no sangue.

Dom Afonso não se contaminou com a Covid-19 ao longo de toda a pandemia, mas por conta da saúde debilitada, faleceu por volta de 7h da manhã de hoje. A Diocese de Taubaté, por meio do atual bispo, Dom Wilson Angotti, informou que o sepultamento do religioso acontecerá em Mercês, cidade natal de Dom Afonso, em 12 de outubro. Uma missa também está programada para acontecer logo mais, às 16h, na Catedral de São Francisco das Chagas.

BIOGRAFIA

O ano de 2020 marcou profundamente a biografia de Dom Antônio Affonso de Miranda, SDN, com a celebração do seu 100º aniversário. Ainda bastante saudável, pôde receber de presente a publicação da sua biografia, em um livro de quase seiscentas páginas, de autoria de Henrique Faria, lançado pela Editora O Lutador, de Belo Horizonte – Dom Antônio Affonso de Miranda, SDN – Crônica do menino que virou bispo. Mas, infelizmente todos os eventos agendados para a comemoração do seu centenário, incluindo o lançamento do livro, foram cancelados em decorrência da pandemia Covid19.