Wagner Balieiro, pré-candidato do PT à prefeitura de São José dos Campos nas eleições de outubro deste ano, foi o terceiro convidado na série de entrevistas que a CBN Vale vem realizando com os principais candidatos ao pleito municipal. Nesta matéria, o ex-vereador comentou sobre habitação e corrupção, em entrevista concedida na quarta-feira (31) ao Jornal CBN Vale 1ª Edição. Confira.
HABITAÇÃO
No quesito habitação, Balieiro reitera a necessidade de ampliar a parceria com o Governo Federal junto ao programa Minha Casa Minha Vida para as pessoas que mais precisam, diminuindo o custo de acesso à habitação, já que, segundo o ex-vereador, “a cidade está há quase oito anos sem nenhuma casa entregue”, com a prefeitura ausente na questão habitacional.
Regularização: promover melhorias e a regularização de diversos bairros com as leis que já existem, e voltar a criar uma força-tarefa para regularizar loteamentos irregulares, regularizando, inclusive, as construções com o cadastro do imóvel junto à prefeitura. Além disso, ofertar mais lotes para a construção de casas, o que gera mais arrecadação de IPTU para financiar mais obras.
Banhado: “A prefeitura só trabalhou a linha do conflito”
Para o pré-candidato, o parque do Banhado tem uma proposta que não atinge os moradores do Jardim Nova Esperança, no Banhado. A proposta do petista é manter a urbanização e regularizar o local, o que poderia servir de modelo para a cidade. A implantação do parque, alinhada com os interesses dos moradores da região, ajudaria a impedir o crescimento de casas no local, investindo ainda na ligação entre a via norte e via oeste da cidade. Para Balieiro, o fundo de compensação da Petrobras, que está parado desde 2008, poderia ser usado para resolver esses conflitos.
Moradores em situação de rua: para o atendimento dessa população, a proposta é buscar entidades que fazem acolhimento e promover parcerias. É preciso também impedir a chegada de novas pessoas em situação de rua que vêm de outras cidades sem antes resolver como lidar com o público local, melhorando o acolhimento nos abrigos distribuídos pela cidade.
CORRUPÇÃO
Para combater a corrupção, o melhor caminho é a transparência radical da prefeitura, afirma o pré-candidato. Para isso, é preciso a divulgação de contratos e planilhas abertos para a população no site oficial da prefeitura, como, por exemplo, os dados de receita do transporte municipal.
Ainda, como proposta, sugere a volta do orçamento participativo para levar à população a possibilidade de opinar na discussão sobre onde e como utilizar o dinheiro público. E em casos onde seja comprovada a corrupção por agente público, apurar e aplicar a punição devida.