Ao menos 70 mil romeiros passam pelo Santuário Nacional durante feriado

aparecida romeiros
(Foto: Emerson Tersigni/CBN Vale)
(Foto: Emerson Tersigni/CBN Vale)

Ao menos 70 mil romeiros passaram pelo Santuário Nacional de Aparecida ao longo do feriado de 12 de outubro. O número superou a projeção feita no final de semana prolongado, onde eram esperadas 60 mil pessoas, o dobro de devotos que estiveram no complexo religioso em 2020.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O dia dedicado à Nossa Senhora é sempre marcado pelo clima de Fé e devoção. Muitos católicos que por aqui passaram afirmaram, sempre, que cada feriado nacional da Padroeira é único e diferente. E um dos locais mais procurados pelos romeiros durante a data foi a Casa das Velas.

Dona Elizabeth, de 70 anos, veio de Balneário Piçarras, Santa Catarina, para passar pela primeira vez a data festiva no Santuário Nacional. Há 10 anos ela não visitava o complexo religioso devido a morte da filha. Mas, com as orações a Deus e a Nossa Senhora, conseguiu superar o luto e acendeu uma vela em agradecimento a essa intenção, e também por outras.

aparecida romeiros
(Foto: Emerson Tersigni/CBN Vale)
CAMINHADA DA FÉ

Segundo balanço divulgado pela concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, 32.242 romeiros passaram caminhando ou de bicicleta pelos acostamentos da Dutra entre 1º e 12 de outubro deste ano. O número é bem maior do que o registrado em todo o período de romarias do ano anterior, pouco mais de 17 mil.

Pela quarta vez, a peregrina Tabata Paiva, de Jacareí, caminhou a pé rumo a Aparecida. Ela completou o percurso de mais de 80 quilômetros em 32 horas, sob chuva e frio. E diferentemente de muitos, ela não fez um pedido especial a Nossa Senhora, mas diversos agradecimentos, entre eles pela saúde, namoro e por não ter sido infectada pela Covid-19.

(Foto: Thiago Leon)
PÁTRIA AMADA x PÁTRIA ARMADA

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, afirmou na manhã de terça-feira (12), que o Brasil, “para ser pátria amada, não pode ser pátria armada”. A colocação do religioso aconteceu durante a reflexão na Missa Solene da Padroeira do Brasil, celebrada às 9h.

O Bispo pediu para que as pessoas abraçassem um Brasil enlutado por conta da pandemia de Covid-19 e também para que haja uma convivência em sociedade com fraternidade. Brandes não citou diretamente o presidente Jair Bolsonaro, mas é do conhecimento de todos que o chefe do Executivo é favorável ao armamento da população.

bolsonaro aparecida
(Foto: Thiago Leon)
BOLSONARO

Horas depois, o presidente Jair Bolsonaro chegou ao Santuário Nacional para participar de uma missa, às 14h. Apenas 2,3 mil pessoas puderam estar presentes, além de uma pequena parcela da imprensa. Bolsonaro chegou à Basílica entre palmas e vaias, e usou máscara na maioria do tempo, tirando somente no momento em que precisou fazer uma leitura.

Ao todo, foram celebradas 14 missas para acolher os devotos. A última celebração, às 19h, encerrou os festejos seguido de um show pirotécnico. A novena acabou, mas a devoção mariana, não. Tatiana, de 59 anos, que é do Rio de Janeiro, fez uma ‘viagem de descoberta de si mesmo’ e já está se programando para 2022.

Ouça a reportagem de Emerson Tersigni:

 

 

bolsonaro aparecida
(Foto: Thiago Leon)
aparecida romeiros
(Foto: Emerson Tersigni/CBN Vale)
aparecida romeiros
(Foto: Emerson Tersigni/CBN Vale)