Anvisa autoriza fabricação de medicamento à base de Cannabis

Anvisa autoriza fabricação de novo medicamento à base de cannabis
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Anvisa autoriza fabricação de novo medicamento à base de cannabis)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (28) a fabricação, no Brasil, de um novo produto medicinal à base de cannabis, o Canabidiol Ease Labs 100 mg/ml. O remédio será fabricado pela Ease Labs Laboratório Farmacêutico sob a forma de solução de uso oral.

Além do canabidiol (CBD) na medida de 100 mg/mL, o medicamento não deve conter mais que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC), seguindo as normas da agência. A venda do produto será feita em farmácias e drogarias, com prescrição médica, por meio de receita especial do tipo B, de cor azul.

No total, a Anvisa já aprovou 23 medicamentos de cannabis no país, sendo nove à base de extratos de Cannabis sativa e 14 de canabidiol. A consulta aos produtos pode ser feita no portal da agência.

*Agência Brasil

Saiba mais

São José dos Campos abriu o cadastro para “xepinha” das vacinas Pfizer Baby

A prefeitura de São José dos Camposanunciou a abertura de cadastros para evitar a perda de doses da vacina Pfizer baby destinada às crianças com comorbidades e imunossuprimidas (de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias), a cidade disponibilizou o cadastro neste site para as doses remanescentes do imunizante e beneficiar as crianças da mesma faixa etária sem comorbidades ou imunossuprimidas.

Outra medida importante para evitar a perda de doses é que, a partir da próxima segunda-feira (28) a vacina será aplicada apenas na UBS Resolve Vista Verde, no Laboratório Cipax do Vale Sul e no Colégio Tableau das 8h às 12h.

Caso existam doses remanescentes da vacina próximo das 12h nas UBSs, as crianças dessa faixa etária já cadastradas serão convocadas para tomar o imunizante no período da tarde. Os pais ou responsáveis também deverão apresentar obrigatoriamente o termo de assentimento.