Zagallo morre aos 92 anos no Rio de Janeiro

Zagallo morre aos 92 anos no Rio de Janeiro
(Lucas Figueiredo/CBF) Zagallo morre aos 92 anos no Rio de Janeiro

Morreu na noite desta sexta-feira (05), aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo, ícone do futebol brasileiro, vítima de uma falência múltipla de órgãos.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A morte aconteceu às 23h41, no Hospital Barra D’Or, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde ele estava internado desde o dia 26 de dezembro. 

Zagallo nasceu em Maceió/AL no dia 09 de agosto de 1931, e iniciou sua carreira como jogador de futebol em 1948, no América-RJ. O Velho Lobo, como era conhecido, passou também pelo Flamengo e pelo Botafogo, clubes onde fez mais sucesso e ganhou diversos títulos.

Como treinador, Zagallo também teve uma carreira vitoriosa, passando por Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Bangu, Al-Hilal da Arábia Saudita, além das seleções de Kuwait e Emirados Árabes.

O maior sucesso da carreira de Zagallo foi pela seleção brasileira. Enquanto jogador, ganhou duas Copas do Mundo (1958 e 1962), como treinador venceu uma Copa do Mundo (1970) e uma Copa das Confederações (1997) e como auxiliar técnico venceu uma Copa do Mundo (1994), uma Copa das Confederações (2005) e uma Copa América (2004). Ao todo, o Velho Lobo venceu quatro Copas do Mundo, sendo até hoje o recordista da FIFA na competição.

Nos últimos anos, Zagallo já com idade avançada, vinha sofrendo uma série de complicações de saúde, em plenos 92 anos de idade. 

O Velho Lobo deixou quatro filhos, netos e bisnetos. Ainda não há informações sobre velório e enterro. A CBF, entidade máxima do futebol brasileiro, declarou luto de 7 dias.