VÍDEO: Vereadora acusa parlamentar de agressão durante sessão da Câmara em Caçapava

 

A vereadora de Caçapava, Dandara Pereira Gissoni (PSD), foi agredida por outro parlamentar durante uma sessão da Câmara Municipal. O caso foi flagrado pelas câmeras de transmissão da sessão. As imagens mostram o momento que o vereador Wellington Felipe (Cidadania) apertou o rosto da parlamentar duas vezes.

O episódio de violência de gênero, aconteceu no dia 26 de abril, mas ganhou repercussão nesta semana após a vereadora usar a tribuna para dizer que se sentiu agredida, nesta terça-feira (3). Ela ainda pediu o apoio dos vereadores no processo de quebra de decoro e violência de gênero contra o parlamentar durante a sessão.

“É isso que mulheres passam na política! É isso que eu passo dentro da Câmara Municipal de Caçapava. Demorei pra denunciar, tive medo, porque sei que serei muito julgada, afinal, a culpa é sempre da mulher.”

Dandara Pereira contou que estava sentada em sua cadeira, no intervalo da sessão, quando o vereador foi tirar satisfação de sua fala na tribuna e apertou seu rosto duas vezes. Além disso, falou que ele ainda a abraçou “como se nada tivesse acontecido”. A agressão ocorreu com os vereadores ainda presentes, mas o homem não foi interrompido.

“Não reagi, não sei explicar, demorei mais de um dia para entender o que de fato aconteceu, dentro da Câmara Municipal embaixo de câmeras, um vereador fez isso! Pensei em recuar, deixar pra lá, estou a sete dias só chorando, de nojo dele, de raiva de mim por não ter reagido. Ninguém tem o direito de por a mão em mim, muito menos um homem!! Me sinto sim violada, assediada, intimidada e não é vitimismo não!”, desabafou em suas redes a vereadora.

Dandara Pereira disse que já está tomando todas as medidas necessárias, judiciais e políticas.

 

Vereadora agredida em sessão da Câmara Municipal de Caçapava

vereadora agredida em caçapava
(Foto: Reprodução)

O que diz a Câmara

Em nota, a Presidência da Câmara Municipal de Caçapava informou que repudia qualquer forma de violência política, discriminação e desigualdade de tratamento por gênero ou raça, entendendo que esse comportamento além de criminoso representa um ataque direto e frontal a democracia.

Além disso informou que este tipo de comportamento “jamais será tolerado por este legislativo, portanto os fatos relatados pela vereadora Dandara Pereira César Leite Gissoni do PSD, na sessão realizada em 03 de Maio de 2022, serão rigorosamente apurados, seguindo o devido processo legal, assegurando o direito ao contraditório e ampla defesa as partes envolvidas”.

O que diz o vereador

Em nota, o vereador Wellington Felipe pediu desculpas pelo seu gesto a vereadora e as demais mulheres que se sentiram ofendidas. Além disso, falou que não teve a intenção de exercer qualquer intimidação, agressão, importunação ou assédio.

“As acusações veiculadas nas mídias sociais não são verdadeiras e serão esclarecidas oportunamente. O vídeo divulgado não está em sua íntegra, sendo que quando assistido de forma completa é possível identificar que não houve má fé em minha ação. Até o momento não recebi nenhuma denúncia formal e estou tomando as medidas judiciais cabíveis quanto ao assunto”, informou em suas redes sociais.