Neste mês de janeiro, foi registrado nas matas de São Francisco Xavier, em vídeo, um indivíduo de uma espécie que está entre as 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo: o sagui-da-serra-escuro. Com isso, o distrito tem sido refúgio dos primatas, pois além do sagui, estão em suas matas o muriqui, bugio, macaco-prego e o sauá.
• Leia mais notícias da região clicando aqui
O flagrante aconteceu em 8 de janeiro, mas foi divulgado na última quinta-feira (22) pela Prefeitura de São José dos Campos. Só duas áreas do Estado de São Paulo contam com cinco espécies de primatas. O sagui-da-serra-escuro é um pequeno primata, pouco conhecido, que vive em grupos reduzidos, sendo naturalmente raro.
O animal nativo de áreas de serra da Mata Atlântica dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As principais ameaças a espécie são a diminuição e fragmentação de habitats, causadas pelo corte ou supressão de florestas — para expansão urbana, implantação de empreendimentos turísticos ou residenciais, formação de pastagens para gado, incêndios, atropelamentos ou caça e captura para tráfico.
No Vale do Paraíba, o primata ainda habita alguns remanescentes florestais nas áreas rurais, como no Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, no Costinha, onde foi realizado monitoramento de uma importante população de saguis-da-serra-escuros no parque entre 2016 e 2018, sendo identificados ao menos seis grupos, com de 2 a 8 animais por grupo.
Eles também são avistados no ambiente urbano: em São José dos Campos já houve flagrantes de animais solitários em árvores no Urbanova, Jardim Satélite, próximo ao Parque Tecnológico ou Pousada do Vale. Existem grupos no fragmento de mata do Parque Alambari (Campos São José e Jardim Mariana II), na zona leste da cidade.
Confira o vídeo do sagui-da-serra-escuro em SFX clicando abaixo: