VÍDEO: Casa colapsa em meio a salvamento no RS; sobre para 32 número de mortos com as chuvas

Casa colapsa

(Imagem: Redes Sociais) Casa colapsa

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul confirmou que o vídeo que circula nas redes sociais, mostrando uma tentativa de salvamento realizada por uma aeronave da corporação, foi gravado na tarde desta quinta-feira (2/5), no município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari.

Uma equipe, a bordo de um helicóptero, foi enviada para resgatar duas pessoas que estavam ilhadas em cima do telhado de uma residência. O tripulante responsável pelo salvamento desceu e resgatou uma das pessoas com sucesso. Ao descer para remover a segunda pessoa, a estrutura da casa não aguentou a violência da água e colapsou. O tripulante, que se encontrava içado ao helicóptero, sobreviveu. A segunda pessoa foi arrastada pela água.

A Brigada Militar lamentou o ocorrido e reafirmou o seu “esforço incansável no resgate, auxílio e ações humanitárias para com as famílias afetadas por mais essa catástrofe climática”.

Sobre para 32 número de mortos com as chuvas no RS

A situação no Rio Grande do Sul se agrava a cada dia, com o número de vítimas fatais dos temporais subindo para 32 desde a última segunda-feira (29). A Defesa Civil contabiliza 29 dessas mortes, enquanto as outras três foram confirmadas por autoridades locais, incluindo prefeituras, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A Defesa Civil também reporta que 60 pessoas estão desaparecidas e 36 estão feridas. O total de pessoas desabrigadas é alarmante, com cerca de 14,8 mil pessoas tendo que deixar suas casas. Destas, 4.645 estão em abrigos e 10.242 estão desalojadas. A situação afeta 154 dos 496 municípios do estado, impactando um total de 71,3 mil pessoas.

Nesta quinta-feira (2), o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Na noite anterior, o governo estadual já havia decretado estado de calamidade pública devido aos “eventos climáticos de chuvas intensas”, uma medida que será válida por 180 dias. Como resultado, as aulas da rede estadual foram suspensas, afetando 700 mil alunos em 2.340 escolas.