Verão: estação será de temperaturas elevadas e chuvas abaixo do esperado no Vale do Paraíba

verão vale
(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Começou nesta terça-feira (21), às 12h59 (horário de Brasília), o verão no Hemisfério Sul. Marcada pela elevação da temperatura em todo o país, em função da posição do Sol mais ao sul, a estação tem dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade e descargas elétricas. A estação termina no dia 20 de março de 2022, às 12h33, dando lugar ao outono.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com o chefe de previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Francisco de Assis, as temperaturas serão mais elevadas no Vale do Paraíba no início deste verão, pela falta de chuva, com temperaturas chegando a 33°C.

Na passagem do Ano Novo, na região, haverá pancadas de chuvas intensas. No entanto, no decorrer de janeiro, irá chover abaixo do esperado. Já em fevereiro, choverá dentro do esperado e em março, as chuvas ficarão acima da média. Com isso, as condições serão variáveis neste período de verão.

Veranico

Entre janeiro e fevereiro, pode acontecer o fenômeno meteorológico chamado Veranico, um período de estiagem em plena época de chuva, acompanhado por calor intenso, forte insolação e baixa umidade relativa. Por isso, o Vale do Paraíba pode enfrentar de 7 a 15 dias, estiagem e muito calor. Neste período, as temperaturas se elevam, com predomínio de onda de calor, podendo chegar até 35°C.

Sudeste

De acordo com o prognóstico climático divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na Região Sudeste, a previsão indica chuvas acima da média em São Paulo. A ocorrência de tempestades será normal durante os meses de verão nesta região. De modo geral, as temperaturas deverão ficar acima da média durante a estação.

Saiba mais

Conheça a diferença entre cabeça d’água e tromba d’água: meteorologista do Inmet explica os fenômenos