Velo Clube x São José EC: tudo sobre o primeiro jogo das quartas de final da Série A-2

Velo Clube x São José EC

Velo Clube x São José EC acontece neste sábado (23), às 19h15, no estádio Benitão, pelo jogo da ida das quartas de final da Série A-2.
Foto: Carol Custanari

Agora é pra valer! O São José EC enfrenta neste sábado (23) o Velo Clube, às 19h15, no estádio Benitão, em Rio Claro, pelo primeiro jogo das quartas de final da Série A-2 do Campeonato Paulista. A equipe CBN Vale Esportes traz as emoções deste duelo a partir das 18h no AM 750 e nas plataformas digitais da CBN Vale.

A Águia do Vale terminou a primeira fase na segunda posição geral, com 25 pontos. Em 14 jogos, foram sete vitórias, cinco empates e três derrotas. Apesar da boa colocação, o time da região vem de três derrotas consecutivas e não vence desde o dia 18 de fevereiro, quando goleou o Comercial, por 4 a 0, no Martins Pereira, em jogo válido pela 9ª rodada. De lá pra cá, foram seis jogos, no qual houve três empates e três derrotas.

O Velo Clube, por outro lado, encerrou a fase de classificação na sétima posição, 22 pontos. Em 15 jogos, foram seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas. A equipe de Rio Claro carimbou a sua classificação na 14ª rodada, quando perdeu para o Primavera, mas contou com a ajuda de outros resultados da rodada para se garantir nas quartas de final.

O jogo da volta está marcado para quarta-feira (27), às 20h, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Em caso de empate no placar agregado, o classificado para as semifinais será conhecido nos pênaltis.

Velo Clube x São José EC na primeira fase da Série A-2

Águia do Vale e Galo Vermelho se enfrentaram na 12ª rodada. Na ocasião, houve a vitória do Galo Vermelho, por 2 a 1, no estádio Benitão, em Rio Claro.

O primeiro gol do Velo saiu aos 18 minutos com Lucas Duni, após uma saída errada da defesa joseense. Aos 24, Mizael arriscou de longe e ampliou o marcador com um belíssimo gol.

No segundo tempo, Luan Santos (o estreante daquela noite) diminuiu em um belo chute de fora da área, mas não evitou o que foi a primeira derrota da Águia do Vale nesta temporada 2024.

Diante do Velo Clube, o São José EC sofreu a sua primeira derrota na temporada
Foto: Carol Custanari

Como vem a Águia do Vale

A comissão técnica do São José EC viajou rumo a Rio Claro, cidade que fica a 235,3 km de distância de São José dos Campos, no fim da tarde de quinta-feira (21).

O técnico Ricardo Costa contará nesta partida com a presença dos recém contratados Jean Lucca (ponta-esquerda) e Zé Leandro (zagueiro), que chegaram para reforçar a Águia do Vale nessa fase eliminatória da Série A-2.

Vale lembrar que o São José EC tinha o direito de realizar quatro trocas em seu elenco para essa fase final da Série A-2. O centrovante Rafael Tanque teve o seu vínculo encerrado e foi substituído pelo jovem Jean Lucca, de 21 anos e que atua como ponta-esquerda.

Já o zagueiro Zé Leandro, recém-contratado, entrou no lugar do volante Vinicius Barba, lesionado. Na primeira fase foram feitas as trocas dos zagueiros Caio César e Vinicius Estevam, lesionados, pelo atacante Maikon Aquino e pelo meia Carlos Alberto.

A grande baixa do São José EC para esse primeiro jogo das quartas de final da Série A-2 é o meia João Gabriel, que foi expulso durante uma confusão na derrota contra o EC São Bento, em Sorocaba, no último sábado (16).

Alguns jogadores que foram poupados nessa última partida devem retornar ao time titular e um provável São José EC para o jogo deste sábado é: Ariel Luciano (G), Léo Pereira (LD), Léo Gobo (Z), Zé Leandro (Z) e Rafael Verrone (LE); Diogo Marzagão (V), Wagner Balotelli (V) e Carlos Alberto (M); Nicholas (PTD), Matheus Serafim (PTE) e Maikon Aquino (CA).

Ricardo Costa e jogadores do São José EC conversam antes de treinamento no estádio Martins Pereira na última quinta-feira (21)
Ricardo Costa e jogadores do São José EC conversam antes de treinamento no estádio Martins Pereira na última quinta-feira (21). Foto: Ítalo Gabriel / São José EC

Como vem o Galo Vermelho

O time do técnico Guilherme Alves conta para essa fase final da Série A-2 do Campeonato Paulista com três novos nomes: o volante Anderson Recife, o zagueiro Rafael Goiano e o atacante Caio Mancha, que esteve muito próximo de ser um dos reforços do São José EC para essa temporada 2024.

Por outro lado, o volante Foguinho não jogará essa fase eliminatória. Ele se machucou durante a primeira fase e terá que passar por uma cirurgia.

Na última rodada contra o Capivariano, o técnico Guilherme Alves optou por entrar em campo com o time misto, no intuito de poupar os atletas para a fase final do campeonato.

No esquema 3-6-1, um provável Velo Clube para essa partida contra a Águia é: Gabriel Félix (G), Júlio Vaz (Z), Miguel (Z) e Rafael Goiano (Z); Matheus Norton (V), Anderson Recife (V), Samuel Pizzi (MD), Léo Campos (ME), Felipinho (M) e Guilherme Garré (M); Caio Mancha (CA);

Atletas do Velo Clube treinam no campo do estádio Benitão, em Rio Claro
Atletas do Velo Clube treinam no campo do estádio Benitão, em Rio Claro. Foto: Reprodução / TV Claret

Arbitragem para Velo Clube x São José EC

Gabriel Henrique Meira Bispo, 25 anos, irá apitar o seu segundo jogo do São José EC na Série A-2 deste ano. O jovem arbitro comandou a goleada da Águia do Vale sobre o Comercial, por 4 a 0, na 9ª rodada.

Além desse jogo, Gabriel Henrique Meira Bispo apitou outros quatro confrontos nessa Série A-2, sendo o último na vitória do Rio Claro, por 3 a 1, sobre o XV de Piracicaba, na última rodada.

Anderson José de Moraes Coelho (49 anos) e Amanda Pinto Matias (37 anos) serão os assistentes. Ricardo Bittencourt da Silva (quarto arbitro) e Raphael Martinasso Lima (quinto árbitro) completam a equipe de arbitragem para a partida.

Gabriel Henrique Meira Bispo será o árbitro do primeiro jogo das quartas de final da Série A-2 entre Velo Clube x São José EC
Gabriel Henrique Meira Bispo comandou a arbitragem da final da Copinha 2024. Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão

VAR

O VAR (Arbitro de Vídeo) será utilizado a partir dessa fase de quartas de final e o responsável pelo equipamento nessa partida em Rio Claro será José Claudio Rocha Filho.

Ele será coordenado por Leonardo Augusto Villa (Var 1), Carlos Augusto Nogueira Junior (observador), Bernardo Campos Martins (Quality Enegrecer), Breno Raimundo (Operador de Replay) e Lucas Wilson Rodrigo de Menezes (Assistente de Área de Revisão).

O VAR só pode interromper um jogo nos seguintes casos:

  • Gol (irregular ou legal);
  • Pênalti (mal marcado ou ignorado);
  • Cartão vermelho direto (mal aplicado ou ignorado);
  • Cartão amarelo ou vermelho para o jogador errado.
O VAR (Arbitro de Vídeo) na Série A-2 2024 será utilizado a partir das quartas de final
Foto: Rodrigo Corsi/FPF