Vacinação contra Covid-19 no Vale do Paraíba irá terminar somente em 2025, aponta estudo

Vacinação contra Covid-19 no Vale do Paraíba irá terminar somente em 2025, aponta pesquisa
(Foto: Banco de imagens/Governo Federal)

Um estudo desenvolvido por pesquisadores de grandes universidades brasileiras criou um modelo matemático que fornece previsões de quando a vacinação contra a Covid-19 será concluída em cada município. O levantamento feito do Vale do Paraíba aponta que a região irá terminar a campanha somente em 2025.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Levando em consideração as prefeituras do Vale, Litoral e Serra da Mantiqueira, cerca de 280 mil pessoas receberam as duas doses. Apesar disso, o número representa apenas 11% da população. A estimativa, segundo o Vacinômetro da pesquisa, aponta que São José deverá finalizar a imunização contra a Covid-19 em 12 de janeiro de 2023. Já em Jacareí, a data limite é 24 de setembro de 2023. O cenário em Taubaté é ainda mais demorado e aponta para o dia 27 de janeiro de 2024. 

Prof. Krerley Oliveira, professor da Universidade Federal de Alagoas e coordenador do estudo, explica que o sistema utiliza os dados disponibilizados pelo Governo Federal para obter o ritmo da vacinação em cada cidade e, com isso, projetar quando toda a população já terá recebido todas as doses necessárias do imunizante.(ouça a reportagem ao final do texto)

Nos cálculos, é considerado o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias para projetar quando a vacinação será finalizada no Brasil. A previsão é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas, o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação e outros critérios que impactam na aplicação do imunizante. 

O Painel de Vacinação da Covid-19 é aberto e está disponível para toda a população no portal da USP São Carlos. Dentro da plataforma, o usuário só precisa selecionar o estado e a cidade desejados e verá, além da projeção para o fim da vacinação, detalhes sobre doses aplicadas por dia, doses aplicadas com atraso, demanda diária por vacinas, vacinação precoce, abandono da vacinação. 

Lembrando que as cidades da região já tiveram que paralisar as aplicações por atraso na entrega de vacinas. De acordo com o Consórcio de Prefeitos e Municípios do Vale do Paraíba (Codivap), o déficit era de quase 100 mil doses.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: