Urbam abre edital para modelo de tratamento de chorume em São José dos Campos

chorume em São José dos Campos

O chorume em São José dos Campos é armazenado em reservatórios para posterior tratamento
O chorume em São José dos Campos é armazenado em reservatórios para posterior tratamento – Foto: Divulgação/PMSJC

A Urbam (Urbanizadora Municipal) vai abrir no próximo mês um chamamento público para os interessados em apresentar um projeto básico que servirá como modelo de tratamento de chorume no aterro sanitário de São José dos Campos.

O edital será aberto no dia 17 de maio e os seus anexos estão publicados neste site.

De acordo com a Prefeitura, o projeto compreende o conjunto de desenhos, memoriais descritivos, especificações técnicas, orçamento, cronograma de implantação e demais elementos técnicos necessários e suficientes à caracterização precisa da obra e dos serviços a serem executados.

O projeto também deverá atender às normas técnicas e à legislação vigente e utilizar tecnologias consolidadas no mercado.

O aterro sanitário de São José dos Campos recebe atualmente uma média de 570 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos, com vida útil estimada de 10 anos. O processo de decomposição desses resíduos (aliado às chuvas) produz um líquido (chorume), que é conduzido por meio do sistema interno de drenagem até os reservatórios (lagoas de chorume).

Atualmente, a destinação final do chorume é feita diariamente por meio de diversas viagens em carretas tanques duplos até a Estação de Tratamento de Esgoto Lavapés da Sabesp em São José dos Campos, cujo transporte gera custos à Urbam.

A intenção é tratar e reciclar o chorume na própria Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos com a produção de fertilizante nitrogenado e água de reuso, a qual será utilizada para irrigação de áreas verdes, e lavagens de ruas e áreas públicas minimizando o consumo de água potável no município.

*Informações, PMSJC