Trabalhadores rejeitam proposta da Caoa Chery e fazem passeata em Jacareí

trabalhadores da Caoa Chery fazem passeata
(Foto: Roosevelt Cássio)

Os trabalhadores da Caoa Chery, em Jacareí, rejeitaram em assembleia, nesta quarta-feira (8), a proposta de indenização social e benefícios apresentada pela montadora. Com essa decisão, os trabalhadores e o Sindicato fizeram passeata em defesa dos empregos e contra o fechamento da fábrica na cidade.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A proposta foi apresentada pela Caoa Chery ao Sindicato, na audiência realizada na terça-feira (7) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A empresa propôs indenização de oito a 15 salários nominais.   

Os trabalhadores consideraram a proposta inferior às suas necessidades. Se a fábrica fechar as portas, cerca de 480 funcionários perderão seus empregos.

Uma nova audiência de mediação já está marcada pelo MPT para esta quinta-feira (9), às 9h, para que Sindicato e Caoa Chery prossigam com as negociações. 

O Sindicato defende que a empresa cumpra o que foi acordado em reunião e aprovado em assembleia, com a suspensão das demissões até janeiro, e pague uma indenização maior para quem quiser sair da fábrica. 

Passeata dos trabalhadores da Caoa Chery

Logo após a assembleia de desta quarta, ocorrida na subsede do Sindicato em Jacareí, cerca de 200 trabalhadores seguiram em passeata até a Praça Conde Frontin.

O Sindicato vem cobrando dos governos federal, estadual e municipal medidas contra a saída da fábrica da cidade.

De acordo com o Sindmetal, a Caoa Chery  planeja demitir cerca de 580 funcionários e transferir a produção da fábrica para Anápolis (GO). As demissões foram impedidas em razão de uma liminar obtida pelo Sindicato, que suspendeu os cortes.