Trabalhadores da GM aprovam novo PDV em São José dos Campos

Trabalhadores da GM aprovam novo PDV em São José dos Campos
Foto: Roosevelt Cássio

Os trabalhadores da fábrica da General Motors (GM) em São José dos Campos aprovaram, nesta quarta-feira (4), um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) proposto pela empresa. A decisão foi tomada por meio de votação com cédulas em urna lacrada, realizada na portaria da fábrica durante todos os turnos. Ao todo, foram contabilizados 2.371 votos, com 70% a favor e 30% contrários à proposta.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região orientou os trabalhadores a rejeitarem a proposta, por considerar que ela pode abrir brechas para a renúncia de direitos, como a estabilidade no emprego em casos de acidentes ou doenças ocupacionais. Apesar disso, a entidade afirmou que respeita a decisão da maioria e que assinará o acordo, mantendo-se vigilante quanto às condições das adesões.

“Continuaremos a lutar contra demissões, em defesa da estabilidade no emprego e pela extensão da cláusula dos acidentados a todos os trabalhadores”, afirmou o Sindicato em nota oficial.

Trabalhadores da GM aprovam novo PDV em São José dos Campos
Foto: Roosevelt Cássio

Detalhes da proposta

Segundo a GM, o novo PDV inclui:

  • Indenização de 40% do salário multiplicado pelo número de anos trabalhados (limitado a 55 anos de idade ou comprovação de aposentadoria via aplicativo Meu INSS) para quem aceitar a transação da cláusula de estabilidade.

  • Para trabalhadores horistas sem limitação laboral, contratados até 1º de março de 2019, o pacote inclui:

    • 7 salários

    • Um automóvel Onix Hatch 1.0 (motor aspirado, sem escolha de cor) ou R$ 85 mil em dinheiro

    • 24 meses de convênio médico ou R$ 48 mil em dinheiro

  • A cada adesão de um trabalhador sem lesão, será efetivado um trabalhador atualmente contratado por prazo determinado.

Caso o programa atinja 520 adesões até 9 de junho de 2025, a empresa abrirá um novo PDV voltado a trabalhadores com limitação laboral (lesionados) e renovará por mais um ano os contratos temporários vigentes.

A GM declarou, em nota, que a proposta representa não apenas um pacote de benefícios, mas uma estratégia para reduzir riscos à operação do complexo em São José dos Campos e atrair novos projetos para a planta.

Nota Oficial

“A General Motors informa que, após votação dos empregados organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, foi aprovada a proposta apresentada pela empresa.
A iniciativa inclui ações para colaboradores admitidos antes de março de 2019:

  •  Transação voluntária e assistida pelo sindicato da cláusula de garantia;
  •  Abertura de Programa de Demissão Voluntária (PDV) para empregados sem limitação laboral;
  •  Abertura de PDV para empregados com limitação laboral.
A GM mantém seu compromisso com o diálogo transparente e com soluções que respeitam as pessoas e sustentam o futuro da operação.”

PDVs anteriores

Esta é a terceira iniciativa recente da GM com programas de desligamento voluntário. Em dezembro de 2023, 630 funcionários aderiram ao PDV, número abaixo da meta de 830. Já em dezembro de 2024, apenas 66 adesões foram registradas, frente a uma expectativa de 100.