Terremoto deixa mais de mil mortos no Marrocos

Terremoto no Marrocos causou a morte de mil pessoas na noite desta sexta-feira (8)
Terremoto no Marrocos causou a morte de mil pessoas na noite desta sexta-feira (8). Foto: Reprodução

Mais de mil pessoas morreram e centenas ficaram feridas em consequência do terremoto que atingiu Marrocos na noite desta sexta-feira (8). Segundo a agência de notícias Reuters, foram reportadas até o momento 1.037 vítimas e 672 feridos.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo as autoridades marroquinas, o tremor danificou desde aldeias nas montanhas da Cordilheira do Atlas (no noroeste da África) até a cidade histórica de Marrakech, no oeste do país. As forças armadas de Marrocos e equipes de resgate foram deslocadas para as áreas mais afetadas.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor atingiu 6,8 na escala Ritcher, durou cerca de 15 segundos e atingiu uma profundidade de 18,5 km. A região mais afetada foi as montanhas do Alto Atlas, que fica a 71 quilômetros a sudoeste de Marrakech.

Há relatos de pessoas que também sentiram os tremores em países próximos, como Portugal, Espanha e Argélia.

O Ministério do Interior do país informou que as vítimas também estavam em Marrakech e em várias áreas ao sul do país. Há possibilidade também de um aumento no número de vítimas nas próximas horas, já que há grandes dificuldades em chegar nas aldeias nas montanhas do Alto Atlas e em outras regiões afetadas.

Muitoas pessoas passaram a noite ao ar livre e o governo do Marrocos orientou que a população não voltassem para casa devido a possibilidade de mais tremores.

Foto: Reprodução

Os hospitais em Marrakech registram um alto número de feridos e as autoridades pediram que as pessoas doem sangue. Há também relatos de famílias presas sob os escombros na cidade e de danos em partes da antiga medina, que é um patrimônio mundial da Unesco.

Embaixada brasileira

A Embaixada do Brasil no Marrocos informou que não há notícia de brasileiros mortos ou feridos em decorrência desse terremoto.

A emabaixada destacou também que acompanha com atenção os desdobramentos desse terremoto e manifestou solidariedade.

“Neste momento de grande pesar pelas perdas humanas e materiais decorrentes do abalo sísmico”.

Um número de plantão foi disponibilizado pela embaixada: +212 661 16 81 81 (inclusive WhatsApp).