A quarta-feira (19) foi de contar os prejuízos em muitas cidades do Vale do Paraíba, após o temporal que atingiu os municípios no início da noite de ontem. Em Aparecida, cidade mais prejudicada pela tempestade, a Defesa Civil registrou 27 quedas de árvores e o temporal derrubou ainda torres de energia elétrica causando apagão em oito cidades da região.
Mais uma vez a água caiu com força em Aparecida. De acordo com os dados da Defesa Civil Municipal, a chuva chegou no fim da tarde e acompanhada de rajadas de vento, que segundo a EDP, concessionária que administra os serviços de energia elétrica na cidade, chegaram a 100 km por hora.
Com os fortes ventos quatro torres de transmissão, que ficam na zona rural da cidade, caíram o que, de acordo com a concessionária, demandará tempo para o restabelecimento total dos serviços.
Além de Aparecida, a queda das torres de energia, afetou o fornecimento nas cidades de Guaratinguetá, Potim e Roseira. Os municípios tiveram interrupção total do serviço, já a partir das 18h30 desta terça-feira (18).
A Neoenergia Elektro, concessionária que atende cidades como Cunha, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Piquete, confirmou que o problema nas torres de Aparecida também impacta, parcialmente, no fornecimento de energia elétrica para estes municípios.
As concessionárias informaram que atuam juntas na recolocação das torres para o restabelecimento elétrico dos municípios afetados.
A Defesa Civil de Aparecida informou ainda que em um dos casos de queda de árvores, na rua Antônio Bittencourt Costa, no bairro Santa Luzia, fios de alta tensão caíram sobre uma casa o que obrigou a retirada da família do local.
Vale do Paraíba registrou as maiores rajadas de vento de todo o estado
A Defesa Civil do Estado divulgou nesta manhã um levantamento das estações meteorológicas do INMET, que apontaram que Taubaté registrou as maiores rajadas de vento de todo o estado de São Paulo, com 83 km por hora.
Na cidade, a Defesa Civil Municipal registrou quedas de árvores sobre vias e fiação elétrica em sete diferentes pontos da cidade, o que de acordo com a Pasta, provocou ainda a interrupção no fornecimento de energia em alguns bairros. O levantamento aponta ainda que Taubaté 47 milímetros de chuva nesta terça-feira.
Outras cidades que registraram quedas de árvores e pontos de alagamento foram Pindamonhangaba e Guaratinguetá. Areias, município pertencente a região do Vale, registrou quedas de árvores sobre Rodovia Nesralla Rubez, o que gerou interrupção da pista, só liberada por volta das 22h.