Temporal destelha casas, deixa 22 pessoas desabrigadas e derruba 40 árvores em Jacareí

temporal jacareí
(Foto: Divulgação/PMJ)

Na tarde deste domingo (12), um forte temporal com ventos atingiu a cidade de Jacareí. Ao todo, 22 moradores, entre adultos e crianças, ficaram desalojados e foram alocados em um hotel na região central do município.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com a Prefeitura, a chuva forte aconteceu por volta de 12h30. Cerca de 40 árvores caíram em diversos bairros da cidade. O Diretor da Defesa Civil, Ronaldo Cezar Sandi, contou a CBN Vale que as equipes da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Meio Ambiente, passaram a madrugada inteira trabalhando para remoção das árvores e liberação das vias, além de fazerem vistorias nas residências.

A Defesa Civil também registrou queda do muro de duas residências, nos bairros Parque dos Sinos e Jardim das Indústrias. Outras seis casas ficaram destelhadas no bairro Jardim Paraíso. Ninguém ficou ferido.

Das residências destelhadas, quatro ficaram em situação de risco e foram interditadas. Por conta disso, 22 pessoas foram levadas para um hotel no centro da cidade.

Período chuvoso

Nesta época de previsões de chuvas fortes, que geralmente ocorrem no fim da tarde, o diretor da Defesa Civil de Jacareí orienta que os moradores das áreas de riscos liguem para o número 199, da Defesa Civil, em qualquer sinal de desmoronamento e deslizamentos, que as equipes vão até o local. Ronaldo contou ainda, que esse ano as chuvas irão ser atípicas, com temporais e ventos fortes.

Para ajudar a Defesa Civil na assistência à população atingida, a Prefeitura conta com uma força-tarefa que envolve as secretarias municipais de Segurança e Defesa do Cidadão, Assistência Social, Infraestrutura, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Fundação Pró-Lar e Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

São José

Em São José dos Campos, também neste domingo (12), uma chuva forte e rápida, típica para o período do verão, atingiu o município. Na região sul, houve uma rajada de vento, que gerou algumas quedas de árvores e rompimento de energia elétrica.

De acordo com José Benedito da Silva, Coordenador na Defesa Civil de São José dos Campos, não houve prejuízos e nenhuma pessoa ficou ferida. Apenas trabalhos de limpeza e remoção das árvores tiveram que ser feitos na cidade.

Todas as equipes foram acionadas e a energia elétrica foi reestabelecida nos bairros que houve interrupção por conta das quedas de árvore.

Para este período de chuvas, Benedito da Silva, contou a CBN Vale que a equipe da Defesa Civil de São José dos Campos, está totalmente mobilizada para o plano verão, para minimizar os riscos de acidentes nesta época.

Nesta segunda-feira (13), a Defesa Civil está realizando divulgação de cartilhas educativas no centro da cidade para que a população seja informada e fique preparada para as ocorrências do período chuvoso.

Ouça a reportagem de Julia Lopes:

Saiba mais

Sobe para três número de mortos após cabeça d’água atingir cachoeira em Lavrinhas