Temporal causa queda de pontes, alagamentos e deslizamentos de terra em Paraibuna; Prefeitura decreta estado de emergência

Temporal em Paraíbuna

Foto: Defesa Civil / SP

Um temporal na tarde deste sábado (24) causou o alagamento de diversas ruas em Paraibuna. Segundo a Defesa Civil, foram registradas quedas de pontes, alagamentos em vias e deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade.

De acordo com o órgão, os bairros mais afetados foram, Laranjeiras, Vila Amélia, Morro Azul e Zona Rural, onde diversas residências foram atingidas. Nos bairros Espírito Santo, Ilhéus, Vila Amélia, Salto e Estrada do Capim Dangola, foram registrados deslizamentos de terra sobre as vias, com interdições parciais apenas.

Devido aos pontos de alagamento, a Rodovia dos Tamoios ficou temporariamente interditada por duas horas. A pista foi liberada por volta das 17h50 deste sábado (24). 

A chuva também derrubou parte do muro do cemitério da cidade, ao lado do velório municipal.

Apesar dos estragos, a Defesa Civil informou que não há vítimas e que permanece contabilizando os danos e realizando a limpeza das vias e auxiliando a população a afetada.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil encaminhou ao município itens de Ajuda Humanitária (50 cestas básicas, 50 kits limpeza, 50 kits higiene, 50 kits limpeza avulso com rodo, vassoura e água sanitária, 100 kits dormitório com colchão, cobertor, travesseiro e roupa de cama). 

De acordo com o pluviômetro do Cemaden (Centro de Monitoramento de Desastres Naturais), a cidade registrou um volume de chuva de 103 milímetros durante o temporal. O número é metade do volume esperado para todo o mês de fevereiro no município.

Abastecimento de água e energia em Paraibuna 

De acordo com a Prefeitura, alguns cabos da rede elétrica caíram em vias públicas da cidade. A Elektro, concessionária responsável pelo serviço elétrico no município, foi acionada para restabelecer a fiação.

A Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) informou à população, por meio de carro de som, que o rio Paraibuna, utilizado no fornecimento de água aos moradores, ficou seriamente comprometido.

Com isso, o tratamento de água está impedido nesse momento. A concessionária disse que está mobilizada para tentar restabelecer o mais rápido possível o sistema de tratamento. A recomendação é para que as pessoas a economizem o uso da água.

Estado de emergência 

Na manhã deste domingo (25), a Prefeitura de Paraibuna anunciou situação de emergência em decorrência fas fortes chuvas. O decreto ainda será publicado.

Segundo a prefeitura, a prioridade neste momento tem sido a desobstrução de estradas e assistência às pessoas que tiveram casas atingidas, principalmente na Vila de Fátima.