A Prefeitura de Taubaté recebeu a escritura de doação do tradicional Casarão Oliveira Costa. Com o ato, o novo casarão, construído com taipas de pilão e pau a pique em 1854, pelo fazendeiro Manoel José Siqueira de Mattos, passa a ser do município e entrará para um projeto de revitalização que visa o resgate do centro histórico da cidade.
A escritura foi assinada na última segunda-feira (16), por José Pedro de Oliveira Costa no Cartório de Registo de Imóveis, em ato simbólico com a presença do prefeito José Saud, do secretário de Planejamento Urbano, Lúcio Araújo, do secretário de Cultura, Fernando Paschoal, do presidente do Conselho de Cultura, Pedro Rubim, e da representante do movimento Preserva Taubaté, Regina Morgado.
O Casarão é um exemplar de casa urbana do período cafeeiro, construído pelo fazendeiro Manoel José Siqueira de Mattos em 1854 e adquirido por Pedro Luiz de Oliveira Costa em 1923. Sua construção de porte médio e térreo possui paredes em taipa de pilão e pau a pique, com algumas paredes internas substituídas por alvenaria de tijolos em anos posteriores.
O Casarão Oliveira Costa foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). Segundo o secretário de Planejamento, Lúcio Araújo, a iniciativa representa um passo fundamental para a revitalização do centro histórico da cidade, em mais em exemplo de compromisso com a preservação e valorização da cultura e identidade de Taubaté.
A Prefeitura de Taubaté agradece a José Pedro de Oliveira Costa por este gesto de compromisso com o patrimônio da cidade e do Estado de São Paulo. A partir desta doação será desenvolvido um plano de ação para preservar o imóvel e destiná-lo a usos que beneficiem a comunidade, contribuindo para a revitalização local e valorização da cultura taubateana.