O governador eleito Tarcisio de Freitas (Republicanos), anunciou na tarde desta terça-feira (13), os nomes de novos secretários que irão trabalhar ao seu lado, a partir de janeiro de 2023.
• Leia mais notícias da região clicando aqui
Um dos nomes anunciados, já havia sido antecipado como provável secretário, na manhã de hoje, pelo vice-governador eleito, Felicio Ramuth, em entrevista concedida do Jornal CBN Vale 1ª Edição. Trata-se de Samuel Kinoshita, que irá assumir a Secretaria da Fazenda e Planejamento, e que já havia trabalhado com o Ministro Paulo Guedes, como assessor especial no Ministério da Economia.
Além de Kinoshita, Tarcísio também nomeou o atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Wagner Rosário para o cargo de Controlador-Geral do Estado de São Paulo. Rosário atuou diretamente em investigações de combate à corrupção junto a órgãos de defesa.
Para a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que será comandada pelo deputado federal Guilherme Derrite, terá como secretário-executivo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves.
Gonçalves fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil e foi o primeiro delegado de polícia piloto desta unidade especializada. Criou o grupo antibombas, no Garra. Em 2019, tornou-se o primeiro Diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE).
Para o cargo de Delegado-Geral da Polícia Civil de São Paulo, foi nomeado o delegado Artur José Dian. Na Polícia Civil desde 1993, Dian exerceu funções no Grupo de Operações Especiais (GOE/DECAP), na Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos, no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos/Garra-Deic e na Delegacia de Extorsões.
No Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Tarcísio nomeou o coronel da PM Cássio Araújo de Freitas. Atualmente, Freitas comanda o Policiamento Metropolitano, que abrange 38 municípios.
Para o cargo de Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, o nomeado foi o Coronel Henguel Ricardo Pereira. Ele também chefiou a Defesa Civil e integrou o Comando de Policiamento de Choque, o Corpo de Bombeiros e a Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública, exercendo o Comando de Policiamento de Área 3 – Zona Norte
Nomes já anunciados
No último dia 6, o grupo de transição do governo Tarcísio já havia anunciado quatro nomes de integrantes do novo secretariado, que assumirá a partir de 1º de janeiro de 2023.