Sufocação é o tipo de acidente que mais tira a vida de crianças com menos de um ano de idade

Sufocação é o tipo de acidente que mais tira a vida de crianças com menos de um ano de idade
(Foto: Reprodução/Pexels)                            Sufocação

Sufocação é o nome que se dá quando acontece a cobertura total ou parcial do nariz ou da boca de uma pessoa, que resulta na dificuldade ou impossibilidade de respirar.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Esse tipo de ocorrência oferece riscos altos especialmente a bebês menores de um ano de idade, já que eles não têm capacidade de reverter a situação sozinhos, por falta de habilidade motora.

Entre os menores de um ano, a sufocação é o tipo de acidente que mais tira a vida de crianças no nosso país – mas não são apenas crianças dessa faixa etária que são vítimas desse tipo de fatalidade. Em 2018, segundo dados do Ministério da Saúde, 791 crianças de até 14 anos morreram vítimas de sufocação – 600 delas tinham menos de um ano de idade.

Alguns cuidados simples ajudam a garantir a segurança das crianças e os adultos precisam estar atentos. No caso dos bebês, evite deixá-los sozinhos em locais com almofadas, travesseiros e cobertores que podem, acidentalmente, cobrir o nariz e boca.

No berço, coloque o bebê para dormir sempre com a barriga virada para cima. Crianças maiores precisam de supervisão ao brincar com sacolas plásticas e bexigas. Jamais deixe os pequenos sozinhos dentro do carro, mesmo com o vidro aberto e não permita que brinquem com o cinto de segurança ou com cordas ou cabos que possam se enrolar ao pescoço.

*Rádio 2