Sistema Único de Saúde tem mais de um milhão de procedimentos médicos atrasados

SUS tem mais de um milhão de procedimentos médicos atrasados
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/SUS tem mais de um milhão de procedimentos médicos atrasados)

Sistema Único de Saúde, o SUS, tem mais de 1 milhão de procedimentos médicos atrasados. É o que aponta um levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, que considerou dados de 30 grupos de procedimentos listados no SUS.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Após as análises, que foram feitas em registros desde 2014 até maio deste ano, o levantamento da Fiocruz constatou que mais de um milhão de procedimentos foram represados sistema público entre 2020 e 2022, sentido os impactos diretos da pandemia de covid-19.

Entre os procedimentos mais afetados nesses últimos anos, estão, principalmente, as cirurgias eletivas, que são aquelas que precisam ser agendadas, além de consultas médicas regulares. Nacionalmente, as cirurgias que mais deixaram de ser realizadas foram as de pele e as das mamas.

No recorte regional, o relatório da Fiocruz aponta 23.268 procedimentos não realizados entre 2020 e 2022, na comparação com a média anterior à pandemia, na região Norte do Brasil. .

No Nordeste, a estimativa é que a os procedimentos atrasados ultrapassem os 367.500. No Centro-Oeste, o número total de procedimentos represados na região em meio à pandemia foi de 14.643 em relação à média do período 2014-2019.

Ainda de acordo com a Fiocruz, o Sudeste apresentou o maior déficit em relação à média antes da pandemia: 398.729 procedimentos a menos desde o início da crise sanitária e a região Sul apresentou grande déficit de tratamentos clínicos em 2020 e, apesar de melhora nos anos seguintes, segue com dados preocupantes.

A comparação do período pandêmico com a média anterior mostra que foram realizados nos três estados da região 262.873 procedimentos a menos no SUS.

Sistema Único de Saúde