O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba convocou os trabalhadores do setor urbano 1, que abrange as cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, para uma nova assembleia nesta quarta-feira (25), com horários marcados para 10h e 15h30, nas sedes e subsedes do sindicato.
O objetivo é apresentar e votar uma nova proposta da campanha salarial da categoria, construída em mais uma rodada de negociação com o sindicato patronal, marcada para a tarde desta terça-feira (24), às 17h. A informação foi confirmada pelo presidente da entidade, Ronaldo Costa, conhecido como Ripa, por meio das redes sociais do sindicato.
Durante a manhã desta terça, a diretoria do Sindicato percorreu as garagens das empresas Maringá, ABC Taubaté, Joseense, Saens Peña, JTU, Viação Jacareí e Santa Branca, realizando a distribuição de boletins de convocação para a assembleia.
De acordo com o Sindicato, caso não houvesse proposta satisfatória, uma greve vai ser decretada pela categoria. No entanto, com o avanço das negociações e a sinalização de uma nova proposta, os próximos passos serão definidos coletivamente na assembleia.
A mobilização faz parte da campanha salarial dos condutores, que seguem reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a BusVale – entidade que representa as empresas de transporte coletivo da região, enviou nota oficial referente à negociação com a categoria. Leia o posicionamento na íntegra:
Nota oficial
A Busvale – Associação Valeparaibana das Empresas de Transportes de Passageiros acredita que a negociação é o melhor caminho para manter a operação do transporte público nas cidades de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, protegendo assim os milhares de usuários que dependem do serviço diariamente.
A entidade permanece aberta ao diálogo e às tratativas da campanha salarial 2024/2025, processo que, até o momento, vem ocorrendo de forma positiva. Qualquer paralisação do sistema, neste contexto, será recebida com surpresa.
É importante destacar que o índice de reajuste proposto pelas empresas representadas pela Busvale mantém o salário nominal da categoria na Região Metropolitana do Vale do Paraíba como o mais alto do país. Nos dois últimos ciclos (2023/2024), foi concedido um aumento real de 2%, além da reposição integral da inflação.
Esses dados reforçam o compromisso da Busvale com o diálogo, a valorização dos profissionais e a construção de consensos que assegurem o funcionamento do transporte coletivo.