Saúde do homem: Brasil é o 7º país no mundo com o maior número de casos de câncer de pênis

Brasil é o 7º país no mundo com o maior número de casos de câncer de pênis
(Foto: CBN VALE)

O Brasil é o 7º país no mundo com o maior número de casos de câncer de pênis. Já o estado do Maranhão é a região onde há o maior número de casos diagnosticados da doença em todo o mundo.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

A informação é do Dr. Roberto Machado, urologista, membro da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, que concedeu entrevista ao Jornal CBN Vale 1ª edição, nesta quinta-feira (24).

Segundo o especialista, são muitos os fatores que acometem os homens aos efeitos do câncer de pênis, como fatores culturais, econômicos e até mesmo, vergonha em procurar um médico para falar de um assunto tão íntimo, e com isso, a maioria dos diagnósticos acontecem tardiamente, com a doença já em estado avançado.Em muitos casos, há a falta de acesso ao sistema de saúde para o diagnóstico da doença e a baixa instrução, o que leva os homens a não procurarem ajuda profissional. A maioria dos casos surgem em áreas rurais,

Principais fatores para o surgimento do câncer de pênis

O profissional explica que os homens precisam se preocupar com a doença logo na infância. A presença da fimose, que é uma pele que recobre a glande (cabeça) do pênis, acaba dificultando a higiene, já que muitos homens não têm o costume de higienizar a região peniana de forma correta, diariamente.

Portanto, é importante avaliar se o homem necessita fazer a postectomia (circuncisão), que é o procedimento de remoção cirúrgica do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis.

Algumas infecções também favorecem o aparecimento do câncer de pênis, como o HPV (papilomavírus humano), que é o mesmo vírus que provoca o câncer no colo do útero nas mulheres. 50% dos casos de câncer de pênis estão associados ao HPV, e que também provoca o codiloma no pênis, conhecido como verruga genital.

Já o tabagismo, aumenta em cinco vezes o risco de desenvolvimento do câncer de pênis, se comparado aos homens que não têm fimose e que não fumam.

Perfil dos pacientes

Segundo o Dr. Roberto, 60% dos pacientes são oriundos de áreas rurais; são homens com mais de 65 anos, e que vivem em sua maioria, em fazendas.
Por outro lado, jovens que começam a fumar muito cedo, também costumam desenvolver a doença. Associado a isso, há um fator cultural em muitas regiões rurais, que é a zoofilia, que aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de pênis em homens que praticam relações sexuais com animais.

Cuidados preventivos

O Dr. Roberto Machado explicou que o câncer de pênis é evitável, e orienta, que qualquer alteração que seja percebida em crianças e adolescente com fimose, devem procurar um especialista para que ele avalie a necessidade de cirurgia. Além disso, o combate ao tabagismo é fundamental para evitar todos os tipos de cânceres.

Ouça a matéria de Marcelo Rocha: