São José será a primeira do Brasil com certificação de Cidade Inteligente

cidade inteligente são josé
(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

São José dos Campos será o primeiro município brasileiro a ser certificado como Cidade Inteligente pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A classificação acontece com base em três normas internacionais da ISO. Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação, e o processo acontece dentro do Parque Tecnológico, complexo de apoio a inovação e empreendedorismo do município.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Mais da metade dos indicadores dentro do processo de certificação já foram levantados. As três normas possuem um total de 276 indicadores, sendo que 141 estão feitos. Além dos dados, estão sendo juntados documentos, fotografias e outras evidências para comprovar que o município atende determinado indicador, inédito em todo o país. A expectativa é que o processo de certificação seja concluído até fevereiro 2022, de acordo com o prefeito Felicio Ramuth.

CONTRIBUIÇÃO NACIONAL

O processo teve início em abril, onde uma prévia aconteceu para verificar se São José teria condições de apresentar evidências o suficiente, já que tudo precisa ser comprovado para ser aceito. O processo de certificação, quando finalizado, poderá fazer com que São José preste assessoria a outras cidades do país que também se interessem pelo processo de certificação, por meio da atração de investimentos e impulsionamento do desenvolvimento econômico.

SEGURANÇA

Uma das ações que faz parte do cotidiano joseense e que possibilita a certificação como Cidade Inteligente é a implantação das câmeras e portais eletrônicos por toda a cidade. O objetivo é de monitorar, ler as placas veiculares e formar um verdadeiro ‘cinturão’ de segurança entre os bairros. Com isso, houve redução, segundo Felicio, no número de roubos de veículos, além dos indicadores de homicídios que fazem de São José a cidade com menos violência dentre as com mais de 500 mil habitantes.

INVESTIMENTOS

Outros investimentos realizados e que possibilitam a certificação é a construção da Linha Verde, corredor sustentável de transporte público com veículos leves sob pneus (VLPs), monitoramento por satélite de todo o território municipal e a frota da Guarda Civil Municipal totalmente equipada com carros elétricos.

Ouça a reportagem de Emerson Tersigni: