São José intensifica ações de abordagem para combate ao trabalho infantil

(Foto: PMSJC)

São Jose dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, começou ações estratégicas para a implantação do Serviço de Abordagem Especializada em Trabalho Infantil.

• Leia mais notícias da região clicando aqui 

As ações para a identificação das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em ambientes públicos, serão feitas com o apoio da equipe de abordagem social vinculada ao Centro POP, demais serviços da rede assistencial, órgãos de defesa, entre outros.

Antero Alves Baraldo, secretário de Apoio Social ao Cidadão, revela que a abordagem às crianças teria que ser feita de forma lúdica e específica ao público alvo.(Confira a reportagem no final do texto)

O programa engloba a implantação do Serviço de Abordagem Especializada em Trabalho Infantil, que tem por objetivo a identificação do problema em ruas, feiras, praças, etc.

Depois da identificação das crianças e adolescentes é feita a identificação de familiares e encaminhamentos necessários para a garantia de proteção social e inclusão nos serviços da rede de proteção social do município.

O trabalho infantil é uma grave violação de direitos humanos, que impede o desenvolvimento pleno, sadio e integral de todas as crianças e adolescentes. O trabalho na rua é proibido para menores de 18 anos devido sua natureza de periculosidade, pois sujeita a maior risco de acidentes e perigos, especialmente devido a natural falta de atenção dessa faixa etária. Por isso, o município tem serviços de apoio a pessoas em situações como essas.

É possível denunciar trabalho infantil ligando para o 153 ou 100 (de qualquer lugar do país), ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: