São José Futebol Feminino jogará a Taça Paulistana em 2025

Treinamento do São José Futebol Feminino
Foto: Mariana Luz/São José Futebol Feminino

A cúpula do São José Futebol Feminino não conseguiu reverter a decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) que reprovou e eliminou a equipe do Paulistão deste ano. No entanto, a diretoria confirmou a presença na Taça Paulistana, que terá a sua segunda edição realizada neste ano.

A entidade máxima do futebol paulista reprovou as Meninas da Águia nas etapas previstas no Licenciamento de Clubes, que incluem critérios administrativos e desportivos, de infraestrutura e novas exigências, como: Plano de Desenvolvimento do Futebol Feminino, e ações voltadas aos cuidados com a saúde da mulher e garantia de assistência médica.

Procurada pela reportagem da CBN Vale, a assessoria do São José Futebol Feminino informou que recebeu o ofício da FPF e que iria entrar em contato com a entidade para entender esses critérios avaliativos.

No entanto, a decisão não foi alterada e com isso o clube Campeão Mundial de 2014 não disputará o Paulistão Feminino pela primeira vez em sua história. Além da façanha internacional, o São José possui em sua galeria três títulos da Copa Libertadores, duas Copas do Brasil e três paulistas.

Formiga e companhia na histórica conquista do Mundial de Clubes 2024
Formiga e companhia na histórica conquista do Mundial de Clubes 2024. Foto: Mengo do Japão/ Divulgação

Apesar de não disputar o Paulistão, as Meninas da Águia vão estar presente no calendário de competições da Federação Paulista de Futebol em 2025. Foi informado que a equipe joseense irá disputar a Taça Paulistana, que tem previsão de acontecer entre 23 de agosto a 15 de novembro.

Se ficar entre as quatro melhores campanhas da Taça Paulistana, o São José irá disputar a Copa Paulista, que reunirá quatro equipes do Paulistão que não alcançaram a fase eliminatória (5º ao 8º colocado). As diretrizes do campeonato serão divulgadas em breve pela FPF.

Além da Taça Paulistana, as Meninas da Águia irão focar em 2025 nas disputas da Série A2 do Campeonato Brasileiro (19 de abril a 30 de agosto), Copa do Brasil (14 de maio a 19 de novembro), Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

A estreia na Série A2 do Brasileirão será no domingo (20), às 15h, contra o Minas Brasília, no Martins Pereira, em São José dos Campos.

Elenco do São José Futebol Feminino

O time comandado por Adilson Galdino focou na montagem de um time jovem para a temporada 2025. Só pra se ter uma ideia, as jogadoras ‘mais experientes’ do time possuem 20 anos, como é o caso das atacantes Joana e Iasmyn, da meia Júlia Martins e da defensora Caylane.

Tirando essas quatro jogadoras, o elenco será composto por dez atletas com 18 anos, três com 17 anos e outras quatro com 19 anos.

Veja as atletas por posição:

Goleiras: Geovanna (ex-Centro Olímpico) e Julia Conde (ex-Nacional);

LD: Caylane (ex-São Paulo);

Zagueiras: Ana Clara (ex-Centro Olímpico), Yorrana (ex-Criciuma-SC), Yasmin Marques (ex-América-RJ), Marina (ex-Brasil de Farroupilha-RS) e Julia Oliveira (ex-Athletico Paranaense);

LE: Maria Cristina (ex-Fluminense-SC) e Adrielly (ex-Jaraguá-SC);

Meias: Luiza (ex-Internacional), Julia Goulart (ex-Centro Olímpico), Júlia Martins (ex-Centro Olímpico), Sabrina (ex-Centro Olímpico), Vitória Carolina (remanescente), Tayla (ex-Athletico Paranaense) e Maria Luiza (ex-VRB-MG);

Atacantes: Iasmyn (ex-Atlhetico-PR), Joana (Ferroviária) e Gabi Joyce (remanescente);