A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta segunda-feira (30) a apresentação oficial do balanço da campanha de combate à dengue referente ao primeiro semestre de 2025.
Dados divulgados pela Prefeitura afirma uma queda expressiva de 95% nos casos confirmados da doença, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre as semanas epidemiológicas 1 e 26, os registros caíram de 80.176 em 2024 para 4.594 em 2025.
O número de óbitos também apresentou redução significativa, passando de 95 para apenas 3 mortes no município. Os números são do painel de monitoramento do Governo do Estado de São Paulo.
Durante a cerimônia, que acontecerá às 14h, no Cefe (Avenida Olivo Gomes, 250, no bairro Santana), cerca de 600 profissionais que atuaram na linha de frente — incluindo agentes de saúde, equipes operacionais e educadores — serão homenageados pelo comprometimento e dedicação ao enfrentamento da dengue no município.
Além do balanço dos resultados obtidos no primeiro semestre, a Prefeitura também irá anunciar novas medidas de intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, visando manter os números em baixa nos próximos meses.
Geral
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale) já confirmou 14 mortes por dengue em 2025. Outros 25 óbitos estão sob investigação. Também foram contabilizados até agora 18.309 casos, sendo que 31 são casos graves e 23.014 são casos prováveis.
Sintomas de dengue
- dor de cabeça
- febre alta de 38°C
- dor no corpo e articulações
- falta de apetite
- fraqueza
- dor atrás dos olhos
- manchas vermelhas no corpo
Cuidados necessários
- não deixar água parada
- usar telas em janelas
- prevenir a proliferação do mosquito
- descartar pneus velhos no local correto
- colocar areia até a borda dos pratinhos das plantas
- manter as calhas sempre desobstruídas
- deixar a caixa-d’água sempre fechada e limpa