São José dos Campos pode ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo Feminina

Comitiva da FIFA reunida com representantes do São José EC no Ninho da Águia Copa do Mundo Feminina
Comitiva da FIFA reunida com representantes do São José EC no Ninho da Águia. Foto: Divulgação/AISJEC  Copa do Mundo Feminina

A Copa do Mundo Feminina que acontecerá no Brasil em 2027 poderá ter a participação de São José dos Campos. O mundial será disputado entre 24 de junho e 25 de julho.

Isso porque o estádio Martins Pereira e o Ninho da Águia (CT do São José EC) receberam na última quinta-feira (13) uma comissão de inspeção da FIFA, com o objetivo de avaliar as instalações para servir de centro de treinamento para seleções que disputarão o mundial.

Durante a visita técnica, todos os setores e instalações do Martins Pereira foram verificadas. No CT os dois campos de grama natural foram o foco principal, além da verificação das obras dos demais campos e das futuras edificações.

“Foi uma visita com o objetivo de identificar potenciais espaços de treino para atender as seleções que participarão da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027.

Tanto o estádio quanto o CT podem vir a fazer parte do caderno que será entregue às seleções com as cidades referenciadas e suas respectivas infra-estruturas disponíveis.

Aspectos como a condição dos gramados e a localização das instalações foram bastante elogiados”, destacou Ariel Fertonani, arquiteto responsável pelo desenvolvimento do projeto de remodelação do Martins Pereira em arena multiuso.

Comitiva da FIFA reunida com representantes do São José EC no estádio Martins Pereira
Comitiva da FIFA reunida com representantes do São José EC no estádio Martins Pereira. Foto: Divulgação/AISJEC

Além do CT, outro ponto que precisa ser avaliado pela FIFA são os hotéis de São José dos Campos (estrutura, conforto, localização, últimas reformas e planejamento).

A Copa do Mundo já tem sede assegurada no Brasil, mas a utilização do Ninho da Águia ou do Estádio Martins Pereira como centro de treinamento ainda não está oficializada. São José dos Campos também sonhou em ser uma das sub-sede da Copa do Mundo de 2014, mas acabou ficando de fora.

Em relação ao futebol feminino, o São José tem bastante tradição, pois conquistou já conquistou três Copa Libertadores (20112013 e 2014) e campeão mundial em 2014, feito que nenhum time brasileiro conquistou até hoje.

Além dos títulos internacionais, as Meninas da Águia somam em sua rica história os títulos da Copa do Brasil em 2012 e 2013 e as conquistas do Campeonato Paulista em 2012, 2014 e 2015.

São José Futebol Feminino possui a ajuda financeira e a gestão da Prefeitura de São José dos Campos
Foto: Anderson Romão/Ag. Paulistão