São José confirma o primeiro caso da variante Ômicron

Ômicron covid-19
(Foto: NIAID)

Nesta terça-feira (14), Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos confirmou o primeiro caso da variante Ômicron no município.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Segundo a Prefeitura, trata-se de uma mulher de 21 anos que esteve em uma viagem em Portugal, onde permaneceu por nove dias e teve contato com uma pessoa positiva para a Covid-19 neste período.

A paciente desembarcou no Brasil no dia 29 de novembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A mãe foi buscá-la de carro.

No dia 30 de novembro, a jovem iniciou com os sintomas, como tosse, febre e dor de garganta. Em 1º de dezembro, ela foi atendida no Hospital Municipal José de Carvalho Florence, onde foi medicada e coletado RT-PCR.

A paciente, que mora apenas com a mãe, cumpriu isolamento de 13 dias em casa. A mãe, até o momento, não apresenta sintomas da doença e deve ficar isolada até a véspera de Natal (24).

A Vigilância está monitorando o caso.

Saiba mais

Covid-19: o que se sabe até agora da variante Ômicron

O surgimento de uma variante no novo coronavírus confirmado em regiões da África preocupa especialistas internacionais de saúde. Batizada de Ômicron – letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto -, a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.