Santuário Nacional de Aparecida anuncia retorno dos fiéis em missas de 12 de outubro

(Foto: Matheus Andrade/Santuário Nacional de Aparecida)

O Santuário Nacional de Aparecida anunciou que a novena e festa da Padroeira do Brasil deste ano contará com a presença dos fiéis. Devido a pandemia de Covid-19, o templo não pôde receber o público de forma presencial nas missas em 2020, mas com o avanço da vacinação e a queda no número de mortes pela doença, os devotos poderão participar das celebrações.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Os festejos serão realizados de 3 a 12 de outubro na Basílica e no Centro de Eventos que fica atrás do ‘Shopping dos Romeiros’, e as celebrações vão seguir as determinações sanitárias, com capacidade reduzida, acesso controlado e triagem com verificação de temperatura e higienização das mãos. O número de missas também será multiplicado durante o período festivo.

Durante a novena, de segunda a sexta, serão celebradas nove missas para os devotos que estiverem em Aparecida. Aos sábados e domingos, o número de cerimônias aumenta para 13. E no dia 12 de outubro, feriado nacional dedicado a Nossa Senhora, serão 14 missas. Padre José Ulysses da Silva, porta-voz do Santuário Nacional de Aparecida, falou com a reportagem da CBN Vale a respeito desta retomada. (ouça ao final do texto)

Outra novidade é o retorno da tradicional Carreata, que não aconteceu em 2020 e que volta ao calendário festivo. Procissões, passeio ciclístico e Vigília Mariana ainda não vão acontecer em 2021. Vale lembrar, ainda, que a entrada dos fiéis só será permitida nas celebrações com uso de máscara, que deve ser utilizada durante toda a Missa e em todo o complexo do Santuário, e que toda a programação da Novena e Festa será transmitida pelas redes sociais.

Em 12 de outubro de 2020, apenas 30 mil fiéis visitaram Aparecida. A Basílica, naquela ocasião, permaneceu aberta para visitação, mas somente puderam participar das missas pessoas ligadas à Arquidiocese de Aparecida. Em 2019, o Santuário registrou a circulação de 162 mil pessoas no local. Além da programação religiosa, também estarão em funcionamento outras atividades, como bondinho, museu e o comércio.

Ouça a reportagem de Emerson Tersigni: