Retomada gradual faz o comércio “respirar” mais aliviado, conta presidente do Sinhores de São José dos Campos

Retomada gradual faz o comércio "respirar" mais aliviado, conta presidente do Sinhores de São José dos Campos
(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

O comércio vem respirando um pouco mais aliviado após o Governo do Estado flexibilizar o setor dentro da “fase de transição” da quarentena contra a disseminação do novo coronavírus. A medida continua até dia 23 de maio, quando haverá uma nova classificação.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Pelas novas regras, o funcionamento de atividades comerciais, restaurantes, serviços e áreas comuns de condomínios está autorizado das 6h às 21h, com 30% da capacidade. No caso dos parques públicos, o funcionamento se mantém no período das 6h às 18h. O toque de recolher também teve o horário alterado, e agora é das 21h às 5h e não mais das 20h às 5h.  

Antônio Ferreira Júnior, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São José dos Campos (Sinhores) conta que a liberação foi de extrema importância, já que o setor viva momentos difíceis durante a pandemia, que já se arrasta há mais de um ano. (Ouça a reportagem ao final do texto)

Agora, com a flexibilização e a chance de reabertura do setor, os empresários pedem ampliação do horário de funcionamento, que ao invés de fechar às 21h, fecharia às 22h. 

E o cenário é dramático. Desde o inicio da pandemia 12.000 bares e restaurantes fecharam em definitivo na cidade de São Paulo. No Estado, dos 250 mil estabelecimentos do setor, 50 mil deixaram de existir.  Os dados são da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

A associação estima também que o setor continuará perdendo, por dia, no Estado, cerca de 300 estabelecimentos, 1.800 empregos e 600 pequenos empresários. Somados, eles resultam em uma contribuição de R$ 45 milhões ao PIB e R$ 45 milhões de potencial de consumo e de massa salarial. Como disse o presidente do Sinhores, em momentos de comércio fechado, foi preciso vender o almoço para comprar a janta.

Cursos

Para quem trabalha ou tem interesse em atuar na categoria, o Sinhores de São José está oferecendo cursos de qualificação gratuitos na área de Vendas para Garçons e Garçonetes; Desenvolvimento e Treinamento de Equipes – Hospitalidade; Gestão de Inovação e Tendências – Alimentos e Bebidas; Gestão de Serviços de Hospitalidade; Gestão de Vendas e Marketing – Hospitalidade.

Ouça a reportagem clicando no player de áudio abaixo: