Retomada de celebrações em Aparecida mobiliza devotos

(Foto: Matheus Andrade/Santuário Nacional de Aparecida)

O feriado de 12 de outubro tem atraído romeiros de volta à cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, após um ano quase sem celebrações em razão da pandemia. As grandes romarias, que costumam encher a rodovia Presidente Dutra e as estradas da região, ainda estão proibidas. No entanto, o Santuário Nacional espera a volta gradual de devotos para a festa da padroeira. Muitos deles buscam a Basílica para cumprir promessas, o que não puderam fazer em 2020.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O popular ditado ‘a fé move montanhas’ pode ser substituído em alguns casos para ‘a fé encurta distâncias’. Com o propósito de homenagear a mãe Antônia, que morreu em dezembro de 2019, um ciclista de Sorocaba, no interior paulista, pedalou 365 quilômetros até Aparecida, em 24 horas.

Bruno Goia, que é treinador de ciclismo, se preparou por quase um mês para realizar o desafio, batizado de ‘Caminho da Toninha’. A mãe era devota de Nossa Senhora. Antônia enfrentava, há alguns anos, a doença de Crohn, que provoca complicações intestinais inflamatórias, afetando o revestimento do trato digestivo.

Enquanto enfrentava o processo de luto, em março de 2020, veio a pandemia. Como vários brasileiros, Bruno se isolou para se proteger do coronavírus. Meses depois, veio a motivação para se redescobrir em meio à tristeza e à pandemia: motivado por um amigo que conhecia seu gosto pelo ciclismo, ele saiu de Sorocaba na manhã de 11 de junho, véspera do aniversário da mãe, e iniciou a pedalada de quase 400 quilômetros rumo ao Santuário Nacional.

Em um caminho considerado inédito, Bruno utilizou poucos trechos de rodovia para chegar ao Vale do Paraíba. A cada duas horas, a parada para comer era obrigatória, com muito rigor e disciplina. O psicológico foi determinante para que a viagem seguisse, já que no início da noite, a equipe teve que se separar e Bruno seguiu sozinho, por 32 km na região de Joanópolis, enfrentando queda de temperatura e estradas de terra. No entanto, o objetivo foi cumprido em apenas um dia.

A chegada à Aparecida, em 12 de junho – aniversário de Toninha – foi um misto de emoção e dever cumprido. Naquele momento, o luto havia passado, e a sensação era de que a mãe tinha cumprido o propósito de vida.

Nas redes sociais, Bruno tem se colocado à disposição para tornar ainda mais popular o ‘Caminho da Toninha’, já que muitas pessoas o procuraram pedindo a rota rumo à Basílica, seja de carro ou bicicleta.

Ouça a reportagem de Emerson Tersigni: